Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

02.09.2007 | 11:46

IBOV – Fechamento do mês de agosto

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Mensal

O Ibovespa fechou o mês de agosto em alta de +0,84%, após queda de -17,06% em seu pior momento. O candle deste mês é um doji, só que com significado contrário ao do mês de julho. Após romper a mínima (52.627) de julho a pressão vendedora não foi suficiente para fazer um fechamento abaixo deste valor. Ao invés disso, ocorreu uma boa pressão compradora nas duas últimas semanas do mês. Agora temos duas resistências importantes em 55.615 (máxima de agosto) e 58.292 (máxima de julho).

Bovespa se recupera e aguarda respostas em setembro
SÃO PAULO (Reuters) – A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em forte alta nesta sexta-feira e conseguiu encerrar agosto, um mês de forte turbulência e volatilidade, no azul. O cenário, entretanto, permanece bastante incerto e analistas esperam ter algumas respostas em setembro.

Gráfico Semanal

Na análise “Semana dos touros” do dia 25/08 mencionei:

Diante deste cenário, o grande candle de alta desta semana sem pavio (abertura igual a mínima e fechamento igual a máxima) representa um bom sinal de alta, aumentando a probabilidade de ocorrer na próxima semana o teste da importante zona de resistência entre 53.669 e 55.662 pontos. O melhor seria se tivesse ocorrido um fechamento acima da máxima da semana passada, porém o fechamento acima do corpo do candle anterior é um bom sinal.

O que seria melhor na semana passada ocorreu nesta semana, fechamento acima de 53.669 pontos confirmando o sinal de alta supracitado. O IBOV fechou a semana com alta de +3,09%. O candle desta semana é mais um sinal de alta que intensifica a probabilidade de ocorrer o teste e/ou rompimento das resistências em 55.615 e 55.662 pontos (máxima de dois dojis).

Pregão desta sexta-feira (31/08)

No último dia do mês o Ibovespa fechou em forte alta +3,37%. Observando esta valorização com os ganhos da semana (+3,09%) concluímos que a semana até a quinta-feira foi “amarrada”, com os investidores aguardando os discursos nos EUA.

O bom humor de investidores nesta sexta-feira foi sustentado pelo discurso do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que reforçou a aposta em corte do juro nos EUA no curto prazo, e pela notícia de que o presidente norte-americano pretende implementar medidas para contornar a crise das hipotecas
fonte: Reuters

O candle desta sexta-feira foi excelente para os comprados devido aos motivos abaixo:

  1. Grande candle de alta com abertura na mínima e fechamento praticamente na máxima;
  2. Fechamento acima das resistências proporcionadas pelos dojis dos dias 27 e 30/08;
  3. Fechamento acima da média móvel de 65 períodos, que serve para rastrear tendência e como resistência ou suporte;
  4. Após rompimento da linha de tendência de baixa (LTB) ocorreu forte alta;
  5. Excelente volume financeiro (4,47 bilhões de reais), acima da média.
  6. OBV (on balance volume) acumulando, com topos e fundos ascendentes;
  7. OBV fez máxima superior ao alcançado quando o IBOV chegou aos 58.292 pontos.

O itens acima mostram um cenário muito favorável para o rompimento da resistência em 55.615 pontos, proporcionada pelo topo do dia 08/08, o que significaria a quebra da tendência de baixa no gráfico diário.

Obs.: O cenário no Ibovespa é muito bom para a compra realizada na VALE5 no dia 30/08.

Obrigado pela leitura e até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.