Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

01.08.2008 | 0:29

IBOV – Fechamento do mês de julho

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

O Ibovespa fechou o mês de julho em baixa de 8,48%, abaixo dos 60 mil pontos. O fechamento em 59.505 pontos foi abaixo de dois suportes:

  • 61.031 – média móvel exponencial de 13 meses.
  • 60.965 – mínima do mês de abril.

O lado positivo foi que o IBOV respeitou o suporte de fechamento (59.490) da congestão de 6 meses (outubro/07 a março/08) do gráfico mensal ao lado. O único problema é que aparentemente este é o único ponto positivo do mês.

Outro fator negativo é saída de capital estrangeiro da Bovespa no mês de julho que já chega a R$ 7,7 bilhões, até o dia 29. Este valor representa metade de todo o capital retirado (R$ 14,3 bilhões) pelos estrangeiros em 2008.

A seguir gráfico diário do saldo dos investidores estrangeiros e do Ibovespa no mês de julho.


Apenas um detalhe, no dia 29 em que o IBOV confirmou um sinal de alta no gráfico diário, o SIE não fez o mesmo. O ideal seria um sinal de alta no índice acompanhado da entrada de capital estrangeiro. A perspectiva para o mês de agosto ainda não são boas, a não ser que os gringos resolvam voltar a comprar mais do que vender na Bovespa. Olho vivo neles!

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.