Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

10.08.2007 | 20:51

IBOV – Forte turbulência

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na análise do fechamento da semana passada, “Semana da volatilidade“, mencionei que:

…se o fechamento da próxima sexta-feira for superior a máxima (55.662) desta semana (30/07 a 03/08), teremos então um sinal de alta. Por outro lado, um fechamento abaixo da mínima (52.574) representará uma maior probabilidade de haver uma correção maior, testando os suportes do gráfico diário em 50.884 e 50.214 pontos.

Nesta semana o IBOV não conseguiu fechar acima de 55.662 nem abaixo de 52.574 pontos, como podemos observar na figura ao lado do gráfico Semanal. Além de não ter ocorrido um sinal de alta nem de baixa neste tempo gráfico, houve a formação de um Doji. É a segunda semana consecutiva que temos esta formação, sinalizando uma grande indecisão. É o gráfico representando o que está ocorrendo no mercado: bons resultados das empresas e da economia versus problemas no mercado hipotecário de risco (subprimes) norte-americano.

Mais uma vez a próxima semana será importante, pois se o fechamento da sexta-feira (17/08) for superior a máxima (55.615) desta semana (06 a 10/08), teremos então um sinal de alta. Por outro lado, um fechamento abaixo da mínima (52.317) representará uma maior probabilidade de haver uma correção maior, testando o suporte em 46.752 pontos.

Gráfico Diário

Na análise anterior, “Sinal de baixa“, destaquei:

O candle de hoje (09/08) representa um sinal de baixa, após um grande candle de alta, o que na minha opinião aumenta ainda mais a probabilidade de testar o suporte em 52.627 e a mínima da semana passada 52.574 pontos.

Nesta sexta-feira (10/08) o Ibovespa chegou a cair -3,27%, mas uma pressão compradora na zona de suporte (52.627 a 51.797) reduziu a intensidade de queda para -1,48%, acompanhando o Dow Jones.

Ações em NY caem, mas perdas diminuem após atuação do Fed
NOVA YORK (Reuters) – O índice Dow Jones fechou em queda nesta sexta-feira, encerrando uma semana de fortes oscilações, mas as perdas foram contidas pela disposição do Federal Reserve de dissipar a ansiedade dos mercados com a estabilidade do sistema financeiro.
Notícia na íntegra – Reuters

O fechamento de hoje mais uma vez “respeita” a mínima (52.627 pontos) do dia 26/07, ou seja, não consegue fechar abaixo deste valor. Além disso, ainda há o suporte em 51.797 que foi testado duas vezes nesta semana, conforme mostra a figura ao lado do gráfico Diário. Se houver um fechamento abaixo desta zona de suporte, provavelmente ocorrerá o teste dos próximos suportes 50.884 e 50.214 pontos.

Na minha opinião, quem está pensando em comprar ações agora para ampliar a carteira de longo prazo ou mesmo para operações de um prazo menor, o melhor é aguardar pacientemente um cenário mais favorável. Enfim, aguardar um bom sinal de alta no gráfico Semanal.

Em meio à crise no mercado dos EUA, o que o pequeno investidor deve fazer?

Clique aqui e ouça a opinião do Mauro Halfeld, comentarista da rádio CBN (Dinheiro).

Obrigado pela leitura. Tenha um ótimo final de semana.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.