Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

15.08.2007 | 19:56

IBOV – Maior volume financeiro em 06 meses

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Os sinais gráficos destacados ontem, dia 14/08, na análise “Queda dentro das probabilidades” foram confirmados no pregão de hoje. O Ibovespa terminou o dia com uma queda de -3,19% e com um altíssimo volume financeiro.

Bovespa cai pelo 5o dia e giro bate recorde, com R$18,4 bi
SÃO PAULO (Reuters) – A Bolsa de Valores de São Paulo caiu mais de 3 por cento nesta quarta-feira e fechou no menor nível desde abril, em meio a contínuas preocupações do mercado sobre aperto do crédito no mundo.

“Não dá mais para afirmar que a crise está circunscrita ao mercado subprime (crédito imobiliário de alto risco), dado que a aversão ao risco global está sendo duramente afetada, arrastando a desconfiança também para o mercado de crédito em geral”, afirmou a Modal Asset Management em relatório.
No gráfico Diário (figura ao lado) a forte queda de hoje representou a perda dos suportes em 50.884 e 50.214 pontos. O fechamento abaixo destes suportes e o alto volume financeiro de hoje aumentam a probabilidade do Ibovespa testar o importante suporte em 46.752 pontos (máxima do topo do dia 22/02). Antes há um suporte menos importante em 48.311 pontos. Até chegar nos suportes informados, poderá ocorrer um movimento de alta (retração).

O que precisaria ocorrer para haver a quebra da tendência de baixa no gráfico Diário?

Neste momento, o rompimento da resistência em 55.615 pontos quebraria a sequência de topos e fundos descendentes, consequentemente a tendência de baixa. Além disso, retornaria para cima da média móvel de 65 períodos.

Depoimento

Para mim o aprendizado neste período tem sido espetacular, pois diariamente coloco em prática os meus estudos. Além da análise gráfica, o estudo e acompanhamento do saldo do investidor estrangeiro na Bovespa foram ótimas ferramentas para identificar um cenário bastante desfavorável para realizar compras.

Com estas informações poderíamos encurtar os stops e reduzir a nossa exposição ao risco no mercado acionário neste momento de forte turbulência. É por isso que gosto muito do axioma abaixo:

Axioma: da Esperança

“Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.”

Obrigado pela leitura!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.