Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

12.03.2008 | 0:42

IBOV – Mãozinha do FED

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na análise anterior coloquei os gráficos do indicador Clímax do Ibovespa e do MAS (grupo das 15 ações mais negociadas em 2007 na Bovespa) destacando que os mesmos encontravam-se em uma região sobrevendida. Este fato sinalizava oportunidades de compra e uma possível reação do IBOV no pregão desta terça (11) ou da quarta-feira (12).

No entanto, ao final do pregão da segunda-feira (10) nem o mais otimista analista ou investidor pensaria em uma recuperação tão forte. Não confirmando a maior probabilidade de nova mínima para o pregão desta terça-feira o Ibovespa fechou o dia em alta expressiva de 3,95%. O que será que tanto animou os investidores já na abertura dos negócios? Resposta a seguir.

Socorro adicional do Fed alivia e Bovespa sobe 3,95%

SÃO PAULO (Reuters) – Após três sessões seguidas de queda, a Bolsa de Valores de São Paulo teve um dia de forte recuperação nesta terça-feira, copiando o otimismo dos mercados norte-americanos com o anúncio de um socorro adicional do Federal Reserve (Fed) para conter os efeitos da crise de crédito nos Estados Unidos.

Segundo especialistas, a notícia de que o Fed vai injetar cerca de 200 bilhões de dólares nos mercados de crédito atingidos pela crise no setor imobiliário norte-americano, em parceria com autoridades monetárias de diversos países, deu novo ânimo aos investidores.

“O anúncio trouxe de volta à ponta compradora de ações os investidores interessados em barganhas”, afirmou Miguel Daoud, sócio da Global Financial Advisor.

O grande candle de alta acompanhado de um considerável volume financeiro (R$ 4,66 bilhões) aumenta a probabilidade do IBOV testar e romper as resistências mais próximas em torno dos 63.000 pontos. São elas:

  • Média móvel exponencial de 13 períodos;
  • 62.972 – Máxima do dia 07/03; e
  • 62.974 – Resistência proporcionada por um pequeno gap de baixa.

Sinais de Alta

A reação do touros (compradores) proporcionou bons sinais de alta neste pregão (11). A seguir algumas interessantes: BBDC4, GGBR4, ITAU4 e SDIA4.

Nota: Curso em Brasília – Inscrições abertas!

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Arlindo Júnior disse:

    Boa tarde Dalton;
    Gostaria de propor um debate! Sempre ouço falar que os “grandes”,”tubas”,”russos” e etc. Manipulam o mercado! qual a sua visão sobre isso??

    Acho realmente que eles podem manipula-lo por algum tempo, mas não interinamente como alguns dizem…

    E vc o que acha??

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Boa tarde Arlindo,

    Eu também acredito que o mercado é manipulado em alguns momentos. Já pensou o mercado sem um órgão fiscalizador (CVM)?

    Este assunto gera tanto debate que particularmente prefiro deixar a cargo da CVM. Além disso, procuro me proteger de alguma forma dando preferência para as ações mais líquidas do Ibovespa. Criei até um artigo relacionado as 30 mais de 2007.

    Se é manipulado ou não, o bom mesmo é estar ao lado de quem está ganhando o “jogo” (risosss).

    Obrigado pelo comentário sobre este assunto.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.