Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.12.2007 | 22:27

IBOV – Momento de definição

Publicado na(s) categoria(s) CSN, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Contrariando o Dow Jones, o Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira, dia 04/12, em alta de 0,45% a 63.481 pontos.

Apesar de clima de cautela, Bovespa tem 6a alta seguida

SÃO PAULO (Reuters) – Embora investidores mantenham cautela sobre o desempenho do mercado acionário no curto prazo, a Bolsa de Valores de São Paulo teve sua sexta alta consecutiva nesta terça-feira, descolando de Wall Street.


Bolsas dos EUA caem por temor com lucro de bancos e economia

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda nesta terça-feira, com investidores preocupados com o impacto da crise do crédito sobre os lucros de instituições financeiras e na economia de uma forma mais ampla.

Segundo dados preliminares, o índice Dow Jones recuou 0,49 por cento, para 13.248 pontos. O Standard & Poor’s 500 caiu 0,65 por cento, para 1.462 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq teve desvalorização de 0,66 por cento, a 2.619 pontos.

O IBOV abriu o dia em queda superior a 1,00% e no decorrer do pregão os touros foram tomando conta da situação. Observe a média móvel exponencial (MME) de 13 períodos funcionando como suporte. O momento é de definição, de um lado linha de tendência de baixa (LTB) e do outro MME. Um fechamento acima da máxima (63.722) do dia e da LTB aumentará a probabilidade do rompimento da resistência em 64.630 pontos, alinhado com OBV (on balance volume) que já fez máxima histórica.

Por outro lado, se fechar abaixo de 62.372 e da MME sinalizará uma possível confirmação da tendência de baixa, o chamado pivô de baixa.

Um ponto importante a favor dos touros é que os investidores estrangeiros fecharam a semana passada comprando mais do que vendendo, deixando um saldo positivo de R$ 1,7 bilhão.

Algumas ações que destaco nos gráficos diário e semanal: ARCZ6, BBDC4, ITAU4, ITSA4 e GOAU4. A CSNA3 que destaquei o sinal de alta do dia 28/11 rompeu uma resistência importante, o que aumenta a probabilidade de testar o topo histórico.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Acvilla disse:

    Poderia comentar por que ARCZ6?
    Obrigado.

  2. yamahelio disse:

    Olá Dalton. Esse volume de R$ 1,7 bilhão não é em parte por causa da entrada de recursos para o IPO da BM&F do dia 30? Já ouvi dizer que a tabela de participação de investidores da Bovespa não inclui os volumes de IPOs, mas toda a vez que tem uma IPO grande parece que a tabela fica mais “gordinha”. No IPO da Bovespa Holding foi a mesma coisa. Abraços.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.