Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

01.08.2007 | 19:22

IBOV – Nos acréscimos

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

No primeiro dia de agosto tivemos um dia de forte oscilação no Ibovespa. Após estar em queda de -2,11%, nos últimos 30 minutos do pregão houve uma forte pressão compradora, fazendo com que o IBOV fechasse o dia em ligeira alta (estável) de +0,09%.

Wall Street tem reação fulminante e termina dia no azul

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos se recuperaram nos últimos minutos de pregão e fecharam em alta nesta quarta-feira, com o aumento do interesse dos investidores por ações baratas após as recentes quedas. [...]

“Minha memória de curto prazo é pior do que minha memória de longo prazo, e eu não consigo lembrar de uma volatilidade como essa em apenas uma sessão”, disse Elliot Spar, estrategista de mercado da Ryan Beck, em Nova York. [...]

Clique aqui caso queira ler a notícia na íntegra no site da Reuters.

Hoje, dia 01/08, quando o IBOV ultrapassou a média móvel de 65 períodos (mm65) e se aproximou do suporte de fechamento da semana passada (52.922), ocorreu um ataque forte dos touros (compradores) nos acréscimos da partida (pregão). Esta força compradora fez com que o Ibovespa fechasse em 54.233 pontos, “respeitando” a mm65 e a mínima do dia anterior 54.169, conforme mostra o gráfico Diário (figura ao lado).

Na análise anterior, “Terreno dos Ursos“, mencionei:

Este sinal dentro do terreno dos ursos (candle de baixa do dia 26/07) pode ter forte implicação baixista se houver um fechamento abaixo da mínima de hoje (54.169).

A confirmação de um sinal com implicações baixistas não ocorreu neste pregão, pois o fechamento foi acima do valor supracitado. Por enquanto, continuamos dentro da máxima e mínima do dia 26/07, uma região de 3.371 pontos. Nesta região estamos tendo fortes oscilações, na minha opinião resultado de:

- Mercado interno: Bons balanços trimestrais das empresas

VALE: Recorde de lucro no trimestre
STARBUCKS: Lucro aumenta 9% no terceiro trimestre fiscal
BOMBRIL: Empresa lucra R$ 55 mi e receita bruta cresce 10%
LIGHT: Companhia reverte prejuízo e lucra R$ 633,3 mi no 2T07
ARCELOR MITTAL: O lucro líquido trimestral da Arcelor Mittal subiu cerca de 50%
BRASIL TELECOM: Resultado supera estimativa de Santander, Ativa e…
RENNER: Datas comemorativas impulsionaram resultados no 2T07

- Mercado externo: Temor sobre crédito

FRANKFURT (Reuters) – As bolsas de valores européias encerraram a quarta-feira em baixa, após uma sessão volátil, com preocupações sobre o mercado de crédito imobiliário de risco nos Estados Unidos e com a queda de mineradoras, como a Rio Tinto.
Notícia na íntegra

NOVA YORK (Reuters) – As ações de construtoras norte-americanas caíram fortemente nesta quarta-feira em meio a preocupações com o crédito devido ao crescente efeito sobre o mercado de moradia do país. [...]

NOVA YORK (Reuters) – O volume de pedidos de hipoteca nos Estados Unidos caiu na última semana para o menor nível em mais de cinco meses, em meio a uma menor demanda devido aos crescentes problemas de crédito.[...]
Notícia na íntegra

Vamos verificar como encerrará esta semana de diversos indicadores da economia americana.

Obrigado pela leitura. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.