Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

02.07.2008 | 22:39

IBOV – Pessimismo e Commodities derrubam o índice

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Hoje (02) a forte baixa das commodities metálicas pesaram no desempenho do Ibovespa, levando-o a fechar o dia em queda acentuada de 3,61%. No embalo da queda das commodities as maiores quedas das ações que compõem o índice ficaram por conta da CSNA3 7,49%, GGBR4 7,1% e GOAU4 6,82%.

Outros fatores que pesaram no dia foram a alta da petróleo que reforça a possibilidade de alta dos juros devido a inflação e o relatório do Merrill Lynch com previsões pessimistas para a montadora GM (General Motors), não descartando a possibilidade de falência.

Na análise anterior comentei:

O fechamento do dia em 63.396 pontos foi abaixo de uma pequena zona de suporte do gráfico diário (figura ao lado) em torno de 63.650 a 63.700 pontos, o que pode levar o índice a testar sua LTA (linha de tendência de alta) e o suporte em 61.466 pontos.

O Ibovespa não só testou estes dois suportes como fechou abaixo deles em 61.106 pontos, abrindo espaço para testar a faixa de suporte que vai de 60.965 até 59.490 pontos, conforme destacado na análise “Junho: O início de uma correção maior?“.

Para quem está líquido no mercado, ou seja, não está comprado o momento está bem interessante para uma entrada (compra) de curtíssimo prazo, principalmente de ações que estão chegando a suportes importantes (exemplo: VALE5).

Agora vamos torcer para o Fluminense não fechar o dia igual ao Ibovespa. (risosss)

Até breve!

3 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Filipe disse:

    Ihh Dalton, és tricolor?

    Que pena o jogo ontem, mesmo não sendo tricolor de coração, tenho uma simpatia pelo time e torci até o fim.

    E a Bolsa esta só dando alegria hein? Chegando próxima dos suportes, praticamente ‘ações em liquidação’ (risos). No entanto, só entro um ativo depois que ele respeitar um suporte e der um sinal bom de alta, conforme aprendido nos cursos! :-)

    Abraços Dalton, e meus pêsames pelo Fluminense ontem.

  2. Dalton Vieira disse:

    Grande Filipe,

    Não sou tricolor. “Torço” pelo Flamengo, mas como sou brasileiro ontem estava torcendo pelo Fluminense. O Flu fez igual a bolsa ameaçou e reagir e no final não resistiu a pressão.

    A sua estratégia é boa, aguardar um sinal de alta em cima de um bom suporte. O momento está chegando!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Anonymous disse:

    Prezado Dalton,

    Quais os melhores estudos de análise técnica?

    – IFR 14
    – Bollinger Bands 20
    – Suporte e resitência
    – Média móvel exponencial 11 e 22.

    Nos EUA e no Japão são muito usados esses citados. Entretanto no Brasil, pouco se houve falar. Será que a Análise Técnica no Brasil é eficiente, sob o ponto de vista de tomada de decisão no mercado financeiro?

    Um grande abraço!
    Daniel Macedo

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.