Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

18.08.2007 | 18:25

IBOV – Que semana!

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na análise “De -8,82% para -2,58%” mencionei:

Da mínima do dia (44.937) para o fechamento (48.015) temos uma alta de +6,85%. Por que estou destacando esta alta? Porque a pressão compradora (touros) que impulsionou o Ibovespa para esta recuperação, principalmente na última hora de pregão, pode continuar no próximo pregão.

No pregão desta sexta-feira, dia 17/08, realmente a pressão compradora continuou, motivada pelo anúncio do banco central norte-americano no início da manhã. O Fed reduziu sua taxa de redesconto, juro cobrado pelo banco central nos empréstimos a bancos comerciais, visando acalmar os mercados no mundo. O Ibovespa fechou o dia com alta de +1,13%, único dia de alta da semana. Foi a segunda semana de maior volume financeiro na história.

No gráfico Diário (figura ao lado) houve o teste da resistência destacada no final da análise “De -8,82% para -2,58%“, em 49.280 pontos (máxima do dia 16/08). Esta resistência foi “respeitada”, ou seja, não conseguiu fechar acima deste valor. A formação do candle desta sexta-feira significa indecisão, corpo pequeno e pavio grande nas duas extremidades. Portanto, um fechamento acima da máxima (49.588) deste candle aumenta a probabilidade de ocorrer um movimento de alta. Por outro lado, se houver um fechamento abaixo da mínina (46.876) e principalmente do suporte em 46.752, já mencionado em análises anteriores, aumenta a probabilidade de testar o suporte em 44.937 (mínima do dia 16/08).

No gráfico Semanal (figura ao lado) tivemos o fechamento abaixo das mínimas do dois candles (dojis) anteriores. Este fechamento representa o controle da situação por parte dos ursos (vendedores) dentro da tendência de alta neste tempo gráfico. No entanto, o fechamento distante da mínima do candle representa uma fraqueza dos ursos. Para entender melhor o que estou querendo dizer, observe os fechamentos dos candles dos dias 09, 14 e 15/08 e o que ocorre em seguida.

Qual seria um bom sinal para a continuidade da tendência de alta no gráfico semanal?

Um fechamento acima da máxima desta semana em 53.669 pontos. Este sinal de alta ocorreria após uma retração acima de 61,8% do Fibonacci, referente ao último movimento de alta iniciado em março/07, e também após testar o importante suporte em 46.752 pontos.

A tendência alta no gráfico semanal só será “quebrada” caso haja o rompimento e fechamento abaixo do suporte em 41.117 pontos. O início da próxima semana será importante, observando-se principalemte a máxima e mínima do candle de indecisão desta sexta-feira.

Bom final de semana. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.