Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

14.08.2007 | 19:15

IBOV – Queda dentro das probabilidades

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Ontem, dia 13/08, mencionei na análise “Começou bem, mas…“:

…nesta região houve uma pressão vendedora fazendo com que o fechamento de hoje ficasse abaixo da sexta-feira (10/08) e finalmente abaixo de 52.627 (26/07).

Por que destaquei finalmente abaixo de 52.627 pontos? Veja abaixo a resposta:

Percebam que a força vendedora que iniciou o pregão de hoje, não conseguiu sustentar o IBOV abaixo da mínima (52.627) do dia 26/07. É a segunda vez que oscila abaixo deste valor, mas não consegue fechar abaixo. Este fato torna este suporte importante para uma possível continuidade ou reversão deste movimento de baixa.
Análise em 06/08/07: Segue a forte volatilidade

O fechamento de hoje mais uma vez “respeita” a mínima (52.627 pontos) do dia 26/07, ou seja, não consegue fechar abaixo deste valor. Além disso, ainda há o suporte em 51.797 que foi testado duas vezes nesta semana, conforme mostra a figura ao lado do gráfico Diário. Se houver um fechamento abaixo desta zona de suporte, provavelmente ocorrerá o teste dos próximos suportes 50.884 e 50.214 pontos.

Análise em 10/08/07: Forte turbulência

Hoje, dia 14/08, após o Ibovespa ter fechado ontem abaixo da mínima (52.627) do dia 26/07, tivemos uma forte queda de -2,90%. O que representa esta queda no gráfico diário (figura ao lado)? Primeiramente um forte controle da situação pelos ursos (vendedores) e uma grande probabilidade da tendência de baixa continuar neste tempo gráfico. A seguir os sinais no candle de hoje que intensificam a continuidade do movimento de baixa.

1. Fechamento abaixo das mínimas 51.797 (suporte de fechamento do fundo do dia 08/06), 51.681 (mínima do dia 10/08) e 51.317 (mínima do dia 06/08);
2. Forte volume financeiro;
3. Fechamento na mínima do dia, que representa uma grande força dos ursos durante o pregão de hoje.

O fechamento de hoje em 50.911 pontos foi praticamente em cima do suporte em 50.884 pontos, referente ao fundo do dia 08/06. Agora o Ibovespa provavelmente testará a zona de suporte entre 50.884 e 50.214 pontos. Vamos aguardar o comportamento do IBOV nesta região, onde poderá haver uma pressão compradora. No entanto, se houver um fechamento abaixo de 50.214, provavelmente teremos uma correção maior, não significando que ocorrerá em um único movimento de baixa.

Um ponto importante para se observar e ficar atento é se o fechamento da semana será inferior as mínimas (52.514 e 51.317) dos dois Dojis no gráfico semanal. Se isso ocorrer a correção do Ibovespa poderá chegar aos 46.752 pontos. Mais uma vez é aguardar pacientemente o melhor cenário para novas compras de médio a longo prazo. No curtíssmo prazo, a volatilidade favorece a compras curtas após um sinal no gráfico diário, ou até mesmo para quem realiza operações intraday.

E continua a preocupação com o crédito…


Bolsas dos EUA caem por preocupação com crédito e Wal-Mart
NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda nesta terça-feira por preocupações com os mercados globais de crédito e com o corte na previsão de lucro do Wal-Mart Stores renovando preocupações sobre gastos dos consumidores.

A previsão pessimista do Wal-Mart e notícias de que empresas de investimento dos EUA querem bloquear resgates de fundos abalaram ainda mais a confiança dos investidores.

JP Morgan vê aumento de spreads da dívida de emergentes

NOVA YORK (Reuters) – O JP Morgan aumentou nesta quinta-feira a previsão de final de ano para spreads dos papéis da dívida de mercados emergentes, acrescentando que a aversão de investidores a ativos de risco pode aumentar “consideravelmente” no curto prazo como resultado da turbulência global do crédito.

Aonde está o “fundo” desta crise? Em princípio parece ser um pouco mais abaixo, levando-se em consideração os sinais gráficos e as notícias preocupantes, resultando na ganância dos vendedores e medo dos compradores.

Obrigado por sua leitura e até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.