Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

26.06.2008 | 23:36

IBOV – Queda maciça e reversão do fundo

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Nesta quinta-feira (26) das 66 ações que compõem o índice Bovespa apenas 04 fecharam em alta, as outras 62 fecharam em baixa. Veja a seguir as maiores baixas:


Com o desempenho ruim da maioria das ações o Ibovespa fechou o dia em baixa de 2,9%, abaixo dos 64.000 pontos. Na análise de ontem (25) comentei o ponto negativo do dia:

O fato negativo do dia foi que na última hora de pregão do mercado americano os índices Dow Jones e S&P500 recuaram fortemente, revertendo a subida que ocorreu após a divulgação de manutenção da taxa de juros.

Pois é, este fato pesou no pregão de hoje. O Dow Jones (DJI)simplesmente caiu 3,03% e o S&P 500 2,94%. O pior foi que o DJI fechou abaixo de uma importante zona de suporte com um grande candle de baixa, fechando na mínima do dia e com um grande volume financeiro. Este fato pode levar o DJI a buscar o suporte em 10.600 pontos, principalmente se a semana terminar abaixo de 11.600 pontos. A seguir o gráfico diário do DJI.


O candle de hoje no Ibovespa reverteu o fundo e o sinal de alta do dia anterior (25), semelhante ao que aconteceu no dia 18. Depois da reversão do dia 18 o índice caiu 3.500 pontos. Se o índice seguir esta tendência vamos buscar os 60.000 pontos, local onde está a média móvel de 65 períodos no gráfico semanal. Antes deste patamar há os seguintes suportes:

  • 63.705 – mínima do candle do gráfico semanal responsável pelo rompimento do antigo topo histórico
  • 62.400 – LTA (linha de tendência de alta do gráfico diário)
  • 61.466 – mínima do dia 14/04 (fundo).

Caso o IBOV feche o próximo pregão (27) abaixo de 63.705 pontos aumentará a probabilidade de testar os 60.000 pontos. O cenário no médio prazo não é bom, porém no curtíssimo prazo entradas (compras) nos suportes importantes tornam-se interessantes. Em menos de um mês o Ibovespa perdeu praticamente todo o ganho de 2008.

Vamos acompanhar o desfecho da semana. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Análise objetiva e limpa. Ótima para iniciantes como eu e para quem gosta de clareza também.

    Muito bom o detalhamento dos suportes!

    Excelente blog, junto com outros 4 que acompanho. Passo aqui toda manhã praticamente.

    Abraço

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá,

    Obrigado pelo elogio e por acompanhar o meu site.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.