Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

19.12.2007 | 0:13

IBOV – Reação dos touros no suporte

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Neste terça-feira, dia 18/12, após se aproximar do importante suporte em 59.069 ocorreu uma pressão compradora, conforme mencionado na análise anterior. Esta pressão compradora fez com que o Ibovespa fechasse o dia em alta de 2,12%.

No entanto, no gráfico diário o IBOV continua abaixo das duas médias móveis, ou seja, no terreno dos ursos. Na minha opinião para que os touros (compradores) demonstrem que realmente estão com força após as fortes patadas dos ursos (vendedores) nos últimos dias, será necessário um fechamento acima das resistências destacadas a seguir, acompanhado de um bom volume financeiro.

  1. Média móvel simples de 65 períodos.
  2. Máxima do dia 17/12 (62.444 pontos).
  3. Média móvel exponencial de 13 períodos.

Na semana anterior os investidores estrangeiros venderam mais do que compraram. Portanto o saldo da semana terminou negativo em R$ 1,02 bilhão, coerente com a queda do Ibovespa. No mês o saldo está positivo em R$ 892,85 milhões. A seguir as tabelas com a evolução semanal em dezembro/07 do fluxo de capital dos investidores na Bovespa.


Acredito que é um momento de cautela e paciência ao pensar em operações de curto prazo, pois o cenário nos gráficos de diversos ativos não está bom até o presente momento.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.