Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

31.01.2008 | 21:40

IBOV – Respeitando os suportes

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Gráfico Mensal

O Ibovespa fechou o mês de janeiro de 2008 registrando baixa de 6,88%, a maior desde maio de 2006. Levando-se em consideração que durante o mês o IBOV chegou aos 53.010 pontos (queda de 17%), percebemos que houve uma reação dos touros (compradores) justamente no suporte proporcionado pela média móvel de 13 períodos (figura acima).

A partir dos 53.010 pontos a alta registrada nos últimos dias do mês foi de 12,2%. Esta pressão compradora foi suficiente para que o IBOV respeitasse os suportes proporcionados pela mínima dos meses de novembro e dezembro/2007. Portanto, neste mês foram três os suportes “respeitados” (não fechou abaixo) no gráfico mensal.

Gráfico Diário

Na análise anterior mencionei:

Agora há um ponto importante (suporte) para a avaliação deste movimento de alta do Ibovespa, que está entre o fechamento do dia 28 (58.593) e a mínima de hoje (58.751). Além destes pontos também há a média móvel de 13 dias.

Nesta quinta-feira (31) o IBOV justamente testou esta pequena zona de suporte e não conseguiu fechar abaixo. Nesta região os touros entraram em ação e reduziram a queda do dia que ficou em 1,33%. Este pode ser um sinal do possível teste da linha de tendência de baixa (LTB), principalmente se nesta sexta-feira (01/02) houver um fechamento acima dos 60.287 pontos.

Ponto a favor

No último dia do mês as bolsas de valores dos EUA registraram alta. O índice Dow Jones reverteu a baixa do dia e fechou em alta de 1,67%, aumentando a probabilidade de nova máxima para o próximo pregão.


Wall Street sobe no dia, mas S&P tem pior janeiro desde 1990

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quinta-feira, após uma grande seguradora de bônus ter reassegurado investidores sobre sua estabilidade, impulsionando a valorização de ações do setor financeiro, afetado recentemente pela crise no mercado de crédito.

No acumulado de janeiro, o Dow perdeu 4,8 por cento, sua pior queda neste mês desde 2000. O S&P caiu 6,2 por cento, seu resultado mais fraco para o período desde 1990.

Até breve!

Nota: Curso Aprendendo a Operar no Mercado de Ações em Taubaté-SP. Clique aqui e saiba mais.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.