Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.02.2008 | 22:32

IBOV – Ressaca do carnaval

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na ressaca do carnaval o índice Bovespa fechou o pregão desta quarta-feira (06) de Cinzas em baixa de 3,46%, refletindo as quedas das bolsas de valores pelo mundo durante os dias 04 e 05/02. Esta forte queda representou um sinal de baixa no gráfico diário (figura ao lado), inclusive o fechamento foi abaixo do suporte proporcionado pela média móvel de 13 dias.

Nos EUA as bolsas de valores fecharam em baixa pelo 3o dia consecutivo. A alta de toda a semana anterior dos índices Dow Jones, S&P500 e Nasdaq foi anulada por estes 03 dias de queda. A seguir tabela com o desempenho das bolsas de valores pelo mundo nesta quarta-feira (06).


O Ibovespa anulará a alta de 6,29% da semana passada se fechar abaixo dos 57.463 pontos. Este valor é um ponto de suporte para o movimento de baixa iniciado hoje (06). A alta do IBOV na sexta-feira (01) foi divergente da LAD e Clímax das 15 ações mais negociadas em 2007 (MAS). O IBOV fez um novo topo de fechamento, mas estes dois indicadores não superaram a máxima do topo anterior.

Vamos acompanhar de perto para verificar se este novo movimento de baixa gera uma nova oportunidade de compra.

Importante: Curso em Taubaté/SP – Inscrições abertas. Clique aqui e sabia mais.

Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Júnior disse:

    de modo sucinto, o que você pode me dizer sobre o uso da MME; uso a de 22 no gráfico diário, já no semanal não sei qual usar, costumo deixar a de 22 tb; enfim, o ideal é ir ajustando ela de modo que ela acompanhe cada oscilação ou é melhor deixá-la com uma ‘folguinha’? valeu, sua opinião será de grande ajuda para um iniciante em busca de bases sólidas

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Júnior,

    Uso a MME como suporte e resistência para os preços, e também como indicativo do sentido operacional (compra ou venda). Enfim, é uma variável importante na minha estratégia operacional, mas não é a única.

    A quantidade de períodos é de acordo com sua estratégia operacional (curto, médio ou longo prazo). Outro ponto interessante é colocá-la no gráfico e avaliar no histórico o comportamento dos preços em relação à média móvel. Qual o período que melhor funciona como suporte e resistência em um determinado tipo de mercado, neste caso o de ações.

    Obrigado pelo comentário. Espero sempre vê-lo por aqui. Desejo sucesso nos seus estudos e investimentos.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Zenas disse:

    gostaria de saber como eu posso aprender a criar uma MME de X período,às vezes até entendo o q vc fala,mas não sei como fazer para poder criar uma MME de X período>Isso me intriga veemente!!!Grato,Zenas

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Zenas,

    Para colocar uma média móvel exponencial (MME) ou simples no seu software de análise gráfica procure a opção de inserir indicador.

    Em algum programas as descrição do indicador está em inglês, neste caso é a Exponential Moving Average. Ao selecionar este indicador determine o número de períodos que deseja. No gráfico diário: X dias, semanal: X semanas, etc.

    Espero que tenha ajudado. Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Filipe disse:

    Olá Dalton,

    Vejo hoje que o clímax do MAS ficou estável bem como o IBOV (índice, não o seu clímax) porém, não acho que esta seja uma representação geral das ações. O clímax do IBOV esta inclinado a queda, divergindo portanto da relativa estabilidade do índice. Que análise você faz disso? Seria a alta da USIM5 e de ambas ações da PETRO as principais responsáveis por “maquiar” a estabilidade do índice IBOV e do MAS?

    Abraços, até amanhã ;D

  6. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Filipe,

    A alta das ações que você destacou segurou a queda do Ibovespa, o que pode representar uma maior probabilidade de baixa para hoje (08), principalmente devido ao Clímax e a LAD.

    Por outro lado, ontem as bolsas norte-americanas esboçaram uma reação após 03 dias consecutivos de baixa.

    O candle de ontem (07) do IBOV representa indecisão e um possível sinal de reversão, com fechamento abaixo da MME13 (resistência).

    Hoje as bolsas asiáticas fecharam em baixa e as européias operam em alta. Vamos ver para que lado vai o IBOV, pois o cenário para o dia ao meu ver não dá sinais “claros” da sua direção.

    Muito obrigado por sua constante participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.