Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.08.2007 | 19:43

IBOV – Segue a forte volatilidade

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

No final da análise anterior, “IBOV – Semana da volatilidade“, citei um comentário da Miriam Leitão que informava que a volatilidade tinha grande chances de continuar. Realmente, começamos a semana com forte volatilidade. Hoje, dia 06/08, o Ibovespa após estar em queda acentuada de -2,89% fechou em alta de +0,46%, motivado pela forte alta do índice Dow Jones (+2,18%).

Bolsas dos EUA sobem forte, Dow tem maior alta desde 2003
NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em forte alta nesta segunda-feira, recuperando-se da queda acentuada de sexta-feira, com investidores comprando ações de empresas do setor financeiro, que tinham caído muito.
Notícia na íntegra – Reuters

No gráfico Diário (figura ao lado) houve um contra-ataque dos touros (compradores) após o IBOV entrar na zona de suporte proporcionada pelo fundo de 08/06/2007, entre 51.797 e 50.884 pontos. O contra-ataque dos touros formou um Hammer (figura dos candlesticks) no suporte. Percebam que a força vendedora que iniciou o pregão de hoje, não conseguiu sustentar o IBOV abaixo da mínima (52.627) do dia 26/07. É a segunda vez que oscila abaixo deste valor, mas não consegue fechar abaixo. Este fato torna este suporte importante para uma possível continuidade ou reversão deste movimento de baixa.

Veja abaixo os pontos positivos da pressão compradora de hoje:

- Não houve um fechamento abaixo da mínima de sexta-feira (03/08) nem do dia 26/07;
- Após o início da queda é a primeira vez que o volume de um dia de alta é superior ao volume de um dia de baixa;
- O OBV (on balance volume) voltou a acumular (alta).

Desta forma, se no pregão de amanhã houver um fechamento acima da máxima de hoje e com um bom volume de negociações, teremos a confirmação de um padrão de alta dos candles. No entanto, é bom destacar que há resistências importantes a serem superadas, para que haja um sinal mais forte da retomada do controle da situação por parte dos touros. São elas: média móvel de 65 períodos, 54.690 e 55.998 pontos.

Amanhã, dia 07/08, será um dia importante, pois 15:15hs o FED (banco central norte-americano) anunciará a taxa de juros americana, que atualmente é de 5,25%.

Fed deve avaliar na terça peso do mercado de crédito na economia
WASHINGTON (Reuters) – Autoridades do Federal Reserve terão que avaliar na terça-feira como o cenário de turbulência nos mercados financeiros e condições mais restritivas de crédito pode afetar a economia norte-americana. E podem dar alguma dica se estão preocupados com as perspectivas de crescimento.
Notícia na íntegra – Reuters

Obrigado pela leitura e até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Fala! Acompanho diariamente seu blog, excelente.

  2. Dalton Vieira disse:

    Muito obrigado por acompanhar e elogiar o blog.

    Sua participação é importante!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.