Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

03.08.2007 | 20:43

IBOV – Semana da Volatilidade

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na análise anterior, “Foco no mercado interno“, mencionei “Vamos ver como se comportará o mercado amanhã, onde teremos indicadores de relevância de média para alta“. Os dados dos indicadores dos EUA não foram bem vistos pelos investidores.

Mercados europeus recuam com decepção sobre dados nos EUA
PARIS (Reuters) – As bolsas de valores européias fecharam em queda nesta sexta-feira, depois que dados mais fracos que o esperado sobre o mercado de trabalho e o setor de serviços dos Estados Unidos aumentaram as preocupações com a saúde da maior economia do mundo.

Por aqui não foi diferente, o Ibovespa nesta sexta-feira (03/08) fechou em forte baixa de -3,37%. No gráfico Diário (figura ao lado) ocorreu o rompimento do suporte em 52.627, mínima do dia 26/07. Nas minhas análises anteriores para o IBOV destaquei que a maior probabilidade era a de ocorrer uma mínima inferior a da semana passada, pois estávamos no terreno dos ursos (vendedores). O fechamento respeitou o suporte de 52.627, porém foi o menor fechamento desde o início da queda e também consegue fechar abaixo das mínimas de todos os candles desta semana. O que aumenta a probabilidade da continuidade deste movimento de baixa.

Mais uma vez observe que o volume do dia de baixa é superior ao dia de queda. O que isto quer dizer? Que o grupo dominante (ursos) estão com mais apetite do que os touros (compradores).

No gráfico Semanal (figura ao lado) a semana fechou formando um Doji. Desta forma, a próxima semana tende a ser muito importante, na minha opinião, pois se o fechamento da próxima sexta-feira for superior a máxima (55.662) desta semana (30/07 a 03/08), teremos então um sinal de alta. Por outro lado, um fechamento abaixo da mínima (52.574) representará uma maior probabilidade de haver uma correção maior, testando os suportes do gráfico diário em 50.884 e 50.214 pontos.

Será que a volatilidade vai continuar?

…as bolsas andam realmente “nervosas”. O índice que mede a volatilidade no S&P chegou nesta quarta aos 26%. Para se ter uma idéia, nos últimos três anos, ele vinha oscilando em torno dos 10%. Quando a bolsa opera sem tendência definida, aumenta bastante o risco do investidor, pois fica bem mais difícil saber a melhor hora para entrar e para sair.

Texto extraído de um artigo do site da Miriam Leitão, destacando que a volatilidade tem grande chances de continuar.


Aproveite e clique aqui para assistir ao vídeo dos comentários da Miram Leitão no Bom Dia Brasil.


Obrigado pela leitura. Tenha um bom final de semana!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Robson Jardim disse:

    Dalton,

    Tudo indica realmente que podemos ter uma correção mais intensa do IBOV. O que mais gosto em seus posts é a seriedade com que as informações são colocadas. O fato de você sempre citar posts anteriores ou outras fontes, só aumenta a credibilidade das suas opiniões.

    Parabéns, o blog tá fantástico.

  2. Dalton Vieira disse:

    Robson,

    O seu elogio é muito motivador. Muito obrigado!

    Obrigado também por acompanhar e participar do blog.

    Abraços
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.