Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

25.08.2007 | 8:52

IBOV – Semana dos touros

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Em uma semana marcada pelos touros (compradores), alta em todos os dias, o Ibovespa fechou em alta de +9,14% e recuperou as perdas da semana passada de -7,75%. Foi a melhor semana em quase cinco anos. Veja o cenário no gráfico semanal (figura abaixo) que antecedeu a alta desta semana.

1. Tendência de alta;
2. Movimento de baixa de 04 semanas representando uma retração superior a 61,8% do Fibonacci, referente ao último movimento de alta iniciado no mês de março/07;
3. Respeitou o importante suporte em 46.752, não conseguindo fechar abaixo deste valor. Este suporte é a antiga resistência do topo do mês de fevereiro/07.
4. O fechamento da semana passada distante da mínima do candle, conforme destacado na análise “Que semana!“, representou fraqueza dos ursos (vendedores) e força dos touros (compradores) no importante suporte.

Diante deste cenário, o grande candle de alta desta semana sem pavio (abertura igual a mínima e fechamento igual a máxima) representa um bom sinal de alta, aumentando a probabilidade de ocorrer na próxima semana o teste da importante zona de resistência entre 53.669 e 55.662 pontos. O melhor seria se tivesse ocorrido um fechamento acima da máxima da semana passada, porém o fechamento acima do corpo do candle anterior é um bom sinal.

Pregão desta sexta-feira

Após o Ibovespa iniciar o pregão em baixa, chegando a -0,88%, reverteu e fechou em alta de +2,22%. Esta reversão foi reflexo principalmente do resultado positivo, acima do esperado, do indicador econômico norte-americano destacado aqui no blog “EUA – Vendas de casas novas“.

“O que isso quer dizer? Pode significar que a economia americana vai continuar com crescimento apesar do colapso no setor imobiliário. É muito difícil que a economia se segure, porque, quando o setor imobiliário entra em recessão como está entrando agora, sempre provoca uma recessão no país. Mas o dado de hoje mostra uma força inesperada na economia dos Estados Unidos.”
Miriam Leitão

Bolsas dos EUA sobem impulsionados por dados econômicos
NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, após dados acima do esperado de vendas de moradias e encomendas à indústria terem aliviado preocupações sobre o crescimento da economia e aumentado a confiança de investidores, depois de semanas de turbulência no mercado.

As vendas de novas residências nos EUA em julho aumentaram 2,8 por cento, revertendo dois meses de perdas, e um relatório mostrou aumento em novas encomendas por bens duráveis produzidos no país no mesmo período.

Como podemos observar no gráfico diário, figura ao lado, o fechamento desta sexta (24/08) foi superior a máxima do candle anteiror e da resistência em 52.846 proporcianada pelo fechamento do fundo anterior (03/08). Agora temos o IBOV em uma importante zona de resistência que vai desde a linha de tendência de baixa (LTB) até a máxima (55.615) do dia 08/08. O rompimento desta máxima quebraria a sequência de topos e fundos descendentes, e a tendência de baixa. O mais provável é que ocorra um ponto de retorno, mínima inferior a do candle que o antecede, nesta região de resistência do atual movimento de alta.

Até breve!

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Fernando disse:

    Dalton,

    Parabéns novamente pelas análises, e obrigado por compartilhar seu conhecimento, o qual tem ajudado os demais nos seus processos de aprendizagem.
    Abraço,
    Fernando

  2. Anonymous disse:

    Dalton:
    Muito pertinente sua análise!…
    Gostaria de comentar apenas a informação do artigo postado da Míriam Leitão sobre o “paradoxo” do aumento do número de casas novas construidas em plena crise no setor financeiro imobiliário americano. Parece-me muito mais que a crise vivida nesse setor tem mais a ver com a falta de credibilidade da moeda americana (face aos altos déficits do setor público) fazendo que esta venha se desvalorizando continuadamente em relação ao euro, ao iene e até ao nosso real. Cada vez mais o capital internacional (incluído o americano) está em busca por ativos mais seguros como bens imóveis. Não é a toa que no levantamento mais recente dos preços médios dos imóveis residenciais comercializados nos EUA, ouve elevação no valor médio de cerca de U$ 240.000 (julho/2006) para cerca de U$ 300.000 (julho/2007), ou seja ganho aproximado de 25% sobre o dólar. Assim, acredito que com a economia globalizada como está, fará com que ocorra maior procura por ativos mais seguros (bens imóveis e ações de companhias líderes em setores estratégicos, dentre outros) independente da região do planeta em que esses ativos se encontrem.
    Assim, acredito que o IBOVESPA retomará brevemente os 58 mil pontos e poderá se tornar um dos melhores ativos de investimento desse (e do próximo) ano!

  3. Dalton Vieira disse:

    Fernando,

    É um prazer compartilhar meu conhecimento. Esta ação enriquece e muito o meu aprendizado! Fico muito feliz que em saber que minhas análises tem colaborado com o seu aprendizado.

    Muito obrigado pelo elogio. Espero sempre contar com seus valiosos comentários aqui no blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. Dalton Vieira disse:

    Caro leitor/investidor,

    Seu comentário foi excelente e tem fundamento. Parabéns! Eu realmente espero que você esteja certo, seria ótimo para todos o Ibovespa novamente nos 58.000 pontos.

    Muito obrigado pelo seu comentário. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço
    Dalton Vieira

  5. Anderson disse:

    Dalton,

    Parabéns por esse blog!
    Vi algumas indicações suas de leitura, mas gostaria se possível que você fizesse uma lista dos livros técnicos de análise gráfica que você mais gostou.
    Novamente, parabéns e um grande abraço!

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Anderson,

    Os livros técnicos que mais gostei foram:

    1. Como se transformar em um operador e investidor de sucesso – Alexander Elder.
    2. Japanese Candlestick Charting Techniques (second edition) – Steve Nison (em inglês)

    Muito obrigado por gostar do blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.