Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

28.07.2007 | 17:23

IBOV – Semana dos Ursos

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

No dia 22/07 destaquei através da análise “Contra-ataque dos ursos“:

Este sinal aumenta a probabilidade de uma correção do IBOV testando a sua LTA (linha de tendência de alta).

Em princípio as formações supracitadas nos gráficos Diário e Semanal sinalizam um possível controle da situação pelos ursos (vendedores) e um alerta para os touros (compradores).

Realmente o que vimos nesta semana (23 a 27/07) foi uma confirmação dos sinais apresentados no final da semana passada (16 a 20/07). O que representa no Ibovespa uma queda de aproximadamente 5.500 pontos? No gráfico Diário (figura ao lado) representa a “quebra” da tendência de alta, ou seja, uma “quebra” da sequência de topos e fundos ascendentes. Esta “quebra” ocorreu na quinta-feira (26/07) e foi confirmada após fechar abaixo de 53.201 na sexta-feira (27/07).

Então quer dizer que no gráfico Diário já estamos em tendência de baixa? Ainda não. Isto somente ocorrerá se houver um movimento de alta que não ultrapasse a máxima histórica (58.292 pontos) e na sequência houver uma nova queda superando a mínima do movimento de baixa atual, no momento em 52.627 pontos. Caso isto ocorra, teremos topos e fundos descendentes no IBOV e a confirmação da tendência de baixa. A figura abaixo ilustra (linha pontilhada) o que escrevi neste parágrafo.


No gráfico Semanal (figura ao lado) tivemos uma forte confirmação de baixa após a ocorrência de um Harami Cross, destacado na análise “Contra-ataque dos Ursos“. Este sinal aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de baixa. O próximo suporte do Semanal está em 46.752. Se vai chegar neste suporte não sei dizer, mas é grande a probabilidade de ultrapassar a mínima desta semana (52.627).

A grande queda desta semana pode gerar boas oportunidades para compras ousadas, onde a duração da operação tende a ser curtíssima. O risco da compra é maior, pois na minha opinião é uma operação na direção contrária do grupo dominante (Ursos) no gráfico Diário.

Motivos para a forte queda nas bolsas e a disparada do dólar. Clique aqui e ouça o comentário do Mauro Halfeld, disponível no site da CBN.

Obrigado pela leitura.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Lucas disse:

    Olá Dalton, tudo bem?

    Criei um blog como se fosse um feed dos principais blogs do mercado financeiro.

    Cada blog que for atualizado eu posto o título e trechos do artigo com o link no final para o blog principal.

    Visite o blog http://centromfinanceiro.blogspot.com

    E veja se autoriza a participação do seu blog.

    Qualquer decisão sua será respeitado.

    Saudações, Lucas

  2. Dalton Vieira disse:

    Lucas,

    A sua iniciativa é boa. Em princípio, eu autorizo a participação do meu blog. No entanto, vejo que para os leitores é muito mais simples usar um leitor de feeds (RSS).

    RSS – O que é isso?

    Abraços

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.