18.06.2008 | 1:07
IBOV – Será que vai testar os 70.000 pontos?
Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira
O Ibovespa nesta terça-feira (13) ao fechar em alta de 1,71% confirmou o padrão de reversão dos candles destacado na análise anterior. Agora será que tem força compradora para levar o índice a testar os 70.000 pontos? Esta resistência praticamente coincide com a máxima da semana anterior em 69.989 pontos.
O ponto onde ocorreu o sinal de alta foi bem interessante, pois foi em cima do suporte do antigo topo histórico e da média móvel de 65 dias. Outro ponto a favor foi o volume financeiro que esteve próximo da média dos últimos 21 pregões. O único porém foi que ao chegar na média móvel exponencial de 13 dias do gráfico diário (figura ao lado) houve pressão vendedora, não permitindo um fechamento acima da mesma.
Diversos indicadores estão também coerentes com a alta desta terça do Ibovespa, como por exemplo: OBV, IFR, Histograma MACD, LAD (linha de avanço e declínio) e Clímax. Vamos ver se no próximo pregão o Ibovespa confirma esta maior força para subir.
Até breve!







18.06.2008 às 1:50
Dalton qual os indicadores você usa na sua análise? Tu conheces algum livro que explique e ensine a interpretar os indicadores?
Abraço.
Sommacal.
18.06.2008 às 10:07
É Dalton, hoje o dia não deve começar muito bom. Europa em queda, futuros dos EUA em queda e Asia indefinido. Fora índice futuro em queda e dolar futuro em alta, no Brasil.
Vamos ver quem vence!
Assopra a VALE, para a bixinha subir (risos)
Abraços!
18.06.2008 às 12:40
Olá Sommacal,
A seguir os indicadores que costumo dar uma analisada:
Específico para uma ação
- Volume
- Médias móveis
- OBV
- Histograma MACD
- IFR (este menos)
Específico para um grupo de ações (visão geral do mercado)
- LAD
- Clímax
Os livros do Alexander Elder, que indico aqui no blog, tem uma descrição boa sobre alguns indicadores.
Grande abraço.
Dalton Vieira
18.06.2008 às 12:43
Grande Filipe,
Os mercados externos não acordaram bem e estão influenciando o comportamento do Ibovespa hoje, a tela está toda vermelhinha (risosss).
Em relação a VALE5 é só você comprar que ela sobe, devido ao peso (volume financeiro) da sua compra (hehehehe).
Grande abraço.
Dalton Vieira
18.06.2008 às 20:47
É isso mesmo Dalton?
Estou podendo assim?
Parece que sim. Comprei aos poucos hoje e consegui fazer a VALE fechar positiva (quase 1%) contra o IBOV bem negativo!
Quer que eu manipule a PETRO agora? (muitos risos)
Abraços!
18.06.2008 às 21:17
Prezado Dalton, coloque no seu blog a calculadora de preço pivot. Ela está disponível em:
http://www.blogtools.com.br
Abraços.
18.06.2008 às 21:26
pelo jeito não, mais so a vale5 bem configurada e mostrando as caras, como aconteceu com bbas3 que foi cair aos 22 e subiu que nem foguete aos 32 a vale tem td pra ir rumo aos 52/55/59 o que me diz entramos???????
19.06.2008 às 2:16
Boa Filipe,
Faça o mesmo na PETRO para o IBOV acompanhar. Mostre para o mercado quem está no comando…risosss.
A PETR4 já está ali oscilando entre os 45,0 e 47,00 há alguns dias. A MME13 está servindo como resistência, afunilando o preço no suporte do antigo topo histórico. Vamos ver qual será a definição desta briga.
Grande abraço.
Dalton Vieira
19.06.2008 às 2:20
Olá,
Agradeço a indicação da ferramenta, mas não consegui visualizar uma grande utilidade na mesma que justificasse adicioná-la ao blog.
Muito obrigado.
Grande abraço.
Dalton Vieira
19.06.2008 às 2:30
Realmente Ivar,
O único ponto negativo que destaquei na análise predominou e reverteu o sinal de alta do dia 17.
A VALE5 demonstrou força, mas o principal teste da ação será no suporte em $49,72 (gap de baixa) que coincide com a MME13 do gráfico diário. No semanal o valor é $51,74 que coincide com a MME13. Portanto, há um risco considerável em uma entrada neste momento, pois a maior parte do mercado não está com uma boa configuração. A não ser que o seu objetivo na entrada seja bem curto ou de longo prazo.
Há uma boa possibilidade da VALE5 voltar para testar o suporte em $47,36 antes de voltar a subir para o seu topo histórico.
Grande abraço.
Dalton Vieira