Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

09.08.2007 | 20:21

IBOV – Sinal de Baixa

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

No início da tarde de hoje, dia 09/08, postei a análise “E agora?” em que destacava:

Qual seria um sinal ruim para a continuidade do movimento de alta dos últimos 03 dias do Ibovespa?

Na minha opinião, o sinal ruim ocorreria se no pregão de hoje, dia 09/08, houver um fechamento abaixo da mínima (53.803) do forte candle de alta de ontem. Por quê? …

Em um dia de pânico nos mercados globais, o Ibovespa fechou em forte baixa de -3,28%. O sinal ruim supracitado ocorreu após o encerramento do pregão Bovespa, um forte candle de baixa fechando abaixo da mínima do dia anterior e da média móvel de 65 períodos, conforme mostra a figura ao lado do gráfico Diário. O candle de hoje representa um sinal de baixa, após um grande candle de alta, o que na minha opinião aumenta ainda mais a probabilidade de testar o suporte em 52.627 e a mínima da semana passada 52.574 pontos.

Esta mudança repentina no humor dos investidores , aumenta a importância do fechamento da semana. Na análise “Semana da Volatilidade“, publicada no final da semana passada, mencionei:

…a próxima semana tende a ser muito importante, na minha opinião, pois se o fechamento da próxima sexta-feira for superior a máxima (55.662) desta semana (30/07 a 03/08), teremos então um sinal de alta. Por outro lado, um fechamento abaixo da mínima (52.574) representará uma maior probabilidade de haver uma correção maior, testando os suportes do gráfico diário em 50.884 e 50.214 pontos.

Vamos ver se amanhã os bancos centrais realmente conseguem acalmar os mercados globais.

OTTAWA/FRANKFURT (Reuters) – Importantes bancos centrais do mundo agiram nesta quinta-feira para acalmar os mercados de crédito, agitados por fortes perdas. Entre eles, o Banco Central Europeu (BCE) injetou uma quantia recorde de dinheiro para evitar uma crise no sistema financeiro.
Notícia na íntegra – Reuters

A VALE5 também fez um sinal ruim hoje, pois fechou abaixo do gap ($78,60) de alta de ontem (08/08), como mostra a figura ao lado do gráfico Diário. Se houver um fechamento abaixo de $75,10, importante suporte, aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de baixa. Os próximos suportes mais significativos estão em $71,11 e $68,78.

Obrigado pela leitura. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.