Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

28.08.2007 | 19:42

IBOV – Sinal de baixa

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Em um dia com dados econômicos negativos para a atual crise de crédito o Ibovespa, acompanhando a baixa das bolsas de valores dos EUA, fechou em forte baixa de -2,70% em 51.645 pontos.

Preço de casas nos EUA cai 3,2% no último ano
NOVA YORK (Reuters) – O preço das residências norte-americanas recuou 3,2 por cento no segundo trimestre em relação ao ano passado, sugerindo que o declínio do setor imobiliário se intensificou, segundo o Índice de Preços de Casas dos Estados Unidos S&P/Case-Shiller.

Confiança do consumidor dos EUA em agosto é a menor em um ano
NOVA YORK (Reuters) – A confiança do consumidor norte-americano caiu neste mês para o menor patamar em um ano, mostrou uma pesquisa nesta terça-feira.

Preocupação com economia e crédito faz ações dos EUA caírem
NOVA YORK (Reuters) – As principais bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda de mais de 2 por cento nesta terça-feira, após a corretora Merrill Lynch ter alertado que a crise do crédito afetará o lucro dos bancos.

Gráfico Diário

Na análise anterior “Doji na zona de resistência” mencionei:

Este doji pode sinalizar uma reversão do atual movimento de alta se, na minha opinião, amanhã fizer um fechamento inferior a mínima de hoje (52.502).

O candle de hoje completa o padrão dos candles chamado Evening Doji Star, formado por 03 candles, destacado na figura ao lado. Este padrão tem implicações baixistas, principalmente porque ocorreu:
  1. Em uma tendência de baixa do gráfico diário;
  2. Em uma importante zona de resistência;
  3. Abaixo da média móvel de 65 períodos, usada para rastrear a tendência dos preços;
  4. Numa retração superior aos 61,8% de Fibonacci, referente ao último movimento de baixa;
  5. Ao tocar na linha de tendência de baixa (LTB).
O cenário destacado acima aumenta a probabilidade do rompimento do suporte imediato em 51.389 (mínima de hoje e do dia 24/08) e depois o teste do suporte em 49.815 (abertura e mínima do dia 22/08 e fechamento do dia 21/08). O mais importante está no gráfico semanal em 48.558/60 pontos.

Em princípio o que abortaria este padrão de baixa (Evening Doji Star) e sinalizaria uma possível continuidade da recuperação do Ibovespa?

Um fechamento acima da máxima de hoje (53.071) e principalmente acima da máxima do doji (53.395) no próximo pregão (29/08). No entanto, se amanhã fechar abaixo da mínima de hoje (51.389) intensificará a continuidade do movimento de baixa.

Vamos acompanhar. Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Nelson disse:

    O Ibovespa perdeu o suporte de 52.000 pontos e caso não recupere esse patamar amanhã (dia 29) é possível que venha buscar, ainda nesta semana, novos suportes em 49.870 pontos, 47.950 pontos e 47.000 pontos.

  2. Dalton Vieira disse:

    Nelson,

    Obrigado pelo importante comentário.

    Espero vê-lo mais vezes por aqui participando do blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.