Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

31.07.2007 | 19:52

IBOV – Terreno dos Ursos

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira


Na análise anterior “O que representa a alta de hoje?” destaquei:

O fechamento de hoje, acima da máxima do candle anterior (27/07), representa a possibilidade de ocorrer o teste de uma pequena zona de resistência entre 55.327 a 55.998 pontos.

…o volume de negociações de hoje é inferior aos dias de queda que o antecedem. Isto significa que continuamos dentro do terreno dos ursos (vendedores).

O Ibovespa fechou o mês de julho em ligeira baixa de 0,39%. É o segundo mês do ano (2007) que o IBOV fecha negativo. Em fevereiro as perdas foram de 1,68%. O que representa o fechamento deste mês? No gráfico Mensal (figura ao lado) observe que houve a formação de um Doji na máxima de um grande movimento de alta. Este sinal coloca em “xeque” (jogada do xadrez) o atual movimento de alta deste tempo gráfico.

Na minha opinião, um fechamento do mês de agosto abaixo da mínima deste mês (52.627), representará uma correção maior da tendência de alta no gráfico mensal. Outro detalhe importante a se observar no gráfico acima, é que os touros (compradores) não tiveram força suficiente para fechar acima da resistência em 55.003 (máxima do mês de junho). Enfim, o sinal do mês de julho não foi bom para os comprados.

Gráfico Diário (figura ao lado) – No pregão de hoje, dia 31/07, após o IBOV entrar na pequena zona de resistência (55.327 a 55.998 pontos), destacada na análise anteiror, tivemos uma pressão vendedora fazendo o índice sair de +1,99% para -0,71%. O resultado deste contra-ataque dos ursos (vendedores) foi a formação de uma Shooting Star (variação do padrão, porque o corpo do candle de hoje está dentro do corpo do candle anterior). Este sinal dentro do terreno dos ursos (candle de baixa do dia 26/07) pode ter forte implicação baixista se houver um fechamento abaixo da mínima de hoje (54.169).

O forte volume de negociações de hoje intensifica a probabilidade de ocorrer o que foi destacado no final do parágrafo acima. Se este padrão de baixa se confirmar, a possibilidade do Ibovespa romper o suporte em 52.627 (mínima do mês de julho) será muito alta.

Em resumo, temos os gráficos diário, semanal e mensal com sinais dos ursos (vendedores). Desta forma, acredito que o melhor seja aguardar pacientemente um melhor cenário para comprar novas ações.

Obrigado pela leitura.

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Cláudio disse:

    Olá Dalton!

    Primeiro parabêns pelo excelente conteúdo do blog!
    Mas tu não achas que com o anuncio de mais um récorde de balanço positivo da CVRD os “touros” amanhã nao se podem se animar e ajudar a elevar o indice bovespa?

    Um abraço

  2. Dalton Vieira disse:

    Boa noite Cláudio,

    Obrigado pelo elogio ao blog.

    Em relação a achar se o balanço da CVRD vai elevar o índice Bovespa, eu sinceramente não acho nada (risos). Não sei te dizer se amanhã vai subir ou vai cair, ou se o mês de agosto vai fechar de alta ou de baixa. Apenas procuro destacar as probabilidades.

    Se amanhã subir forte e fechar acima da máxima de hoje e posteriormente do dia 26/07… ótimo, pois teremos um sinal dos touros no gráfico diário.

    Nas minhas análises não estou torcendo para o IBOV cair nem para subir, apenas busco fazer uma leitura dos gráficos buscando identificar a força dominante (ursos e touros). Baseado nisto procuro operar/investir a favor de quem está no controle.

    Obrigado por participar do blog!!!

    Abraços e sucesso.

  3. Lailson disse:

    PARABENS.

    LAILSON DE NATAL/RN

  4. Dalton Vieira disse:

    Lailson,

    Muito obrigado.

    Abraços

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.