Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

14.11.2007 | 0:21

IBOV – Testando a resistência que era suporte

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Nesta terça-feira, dia 13/11, o Ibovespa fechou em alta de 2,28%. A reação dos touros ocorreu após o IBOV se aproximar do suporte em 60.894 pontos. O fechamento do dia ficou muito próximo da resistência em 62.959 pontos, proporcionada pelo antigo suporte. Outra resistência importante é a média móvel exponencial de 13 períodos (MME).

A quebra do forte sinal de baixa ocorrido na segunda-feira, dia 12/11, ocorrerá se houver um fechamento acima da máxima deste dia em 64.320, o que também proporcionará um retorno do índice para cima da MME.

Capital Estrangeiro

O saldo dos investidores estrangeiros (SIE) na Bovespa na semana anterior (05 a 09/11) ficou negativo em R$ 1,48 milhão. Portanto, o SIE ficou divergente do Ibovepa no comparativo semanal, pois o IBOV fechou a semana anterior em leve alta de 0,42%. A seguir gráfico semanal desde o início de outubro da evolução do SIE x Ibovespa.


Ao meu ver a divergência mencionada acima é mais um motivo para aguardar pacientemente um melhor cenário para novas compras de curto prazo.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. b4sh disse:

    Olá Dalton,
    aproveitando a oportunidade, gostaria de falar que seu blog é muito bom e rico em informações extremamente úteis, ajudando muito na formação de uma base mais sólida de pessoas como eu, que não tem um curso ou muita experiência com o mercado de capitais. Inclusive, sobre o seu curso, acredito que seria interessante que fosse realizada uma etapa no Rio de Janeiro. Conheço ao menos dois interessados.

    Gostaria de “testar” meu conhecimento agora, inclusive. Estou comprado na TIM (TCSL4) a 6,66 (que número ein, rss) e ontem ela deu um sinal de alta expressivo após várias quedas consecutivas. Seria isso um sinal da reversão da tendencia de queda ou somente um possível sinal? O ideal seria apertar o stop?

    Muito obrigado,
    Filipe Paternot

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Filipe,

    Muito obrigado pelos elogios ao blog. Aos poucos amadureceremos a idéia de realizar o treinamento em outra cidade. Obrigado pelo interesse!

    Sobre a TCSL4 ela está agora em um região importante, na média móvel exponencial de 13 períodos e no antigo suporte perdido nos gráficos diário e semanal.

    Se houver uma máxima superior a $7,29 é importante verificar se o fechamento do pregão de hoje ocorrerá na acima deste valor. Caso contrário, um stop de proteção posicionado abaixo da mínima deste dia seria um bom local para encerrar a operação, caso a mesma seja de curtíssimo prazo.

    Espero vê-lo mais vezes por aqui.

    Grande abraço e sucesso!
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.