Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

23.10.2007 | 0:45

IBOV – Touros em ação no suporte

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Na análise semanal do Ibovespa mencionei:

“Esta região que vai de 60.098 (fechamento do dia 03/10) a 59.535 pontos (mínima do dia 04/10) coincide com a linha de tendência de alta (LTA), o que aumenta a importância desta faixa de suporte e pode proporcionar possíveis pontos de compra.”

O que podemos observar hoje, dia 22/10, foi justamente uma pressão compradora (touros) na região de suporte supracitada, fazendo com que o IBOV fechasse em ligeira alta de 0,53%. Foi um dia de boas compras curtas (intraday). O candle de hoje é chamado de Hammer (martelo), um padrão de reversão que ocorre nos suportes. Na minha opinião, a confirmação deste padrão ocorrerá se houver um fechamento acima da máxima (61.378) deste candle, melhor ainda se for acima da média móvel exponencial de 13 períodos (61.726 pontos).

O que ainda me deixa mais cauteloso é o aumento do saldo negativo dos investimentos estrangeiros na Bovespa, que após o dia 18/10 ficou em -2,4 bilhões de reais. Outro ponto interessante é que a BTOW3 foi a única ação do índice Bovespa cujo seu volume de negociações do dia ficou acima de 25% da média dos últimos 30 dias (figura abaixo). O resto ficou abaixo de 10% e a maioria com variação negativa em relação aos últimos 30 dias, o que reforça a cautela ao pensar em comprar.


Até breve! Tenha uma ótima semana.

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    Dalton,

    Como sou iniciante sendo o meu primeiro final de ano como investidor, é comum acontecer em fim de ano saídas sucessivas de capital estrangeiro já que os gringos já capitalizaram seus investimentos durante o ano e estão fechando suas posições para balanço ? Isto aconteceu ano passado nesta época ?

    Abraço.
    Renato.

  2. Luiz disse:

    Bom dia Dalton!
    Li uma análise que diz que essa reação pode ser uma simples consequência da velocidade da queda. A recuperação deve ir até 61.500/62.300 e depois busca o objetivo em 56.050.
    O que vc acha desse ponto de vista?

    Luiz

  3. Dalton Vieira disse:

    Olá Renato,

    A seguir a estatística desde 1995 do saldo dos investidores estrangeiros (SIE) no volume total da Bovespa no mês de dezembro.

    Saldo positivo: 07 vezes
    Saldo negativo: 05 vezes

    Desde 2002 o SIE sempre acabou positivo no mês de dezembro, ou seja, os “gringos” compraram mais do que venderam no último mês do ano.

    Obrigado pela participação no blog. Este espaço é nosso!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. Dalton Vieira disse:

    Boa tarde Luiz,

    O que posso dizer é o seguinte: de 61.450 a 63.350 temos uma boa zona de resistência, principalmente próximo dos 63.000 pontos. Se IBOV fechar acima de 63.350 e os investidores estrangeiros voltarem a comprar mais do que vender durante esta semana, então a aumenta consideravelmente a possibilidade de nova máxima histórica.

    Um novo sinal de baixa fechando abaixo da média móvel exponencial de 13 períodos e a favor da pressão vendedora dos “gringos” pode fazer com o que o IBOV teste o patamar dos 58.292 pontos.

    Dentro destas possibilidades, prefiro avaliar diariamente como está o cenário e o que é mais provável ocorrer, do que simplesmente afirmar o que representa a alta desta semana.

    Obrigado pela participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.