Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

17.12.2007 | 21:17

IBOV – Ursos com muito apetite

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Como no final de semana não fiz a análise semanal devido ao excelente treinamento realizado em Brasília, farei alguns comentários sobre o gráfico semanal após o fechamento do dia 14/12.

Na semana anterior o Ibovespa fechou em baixa de 4,87% a 62.444 pontos. Este fechamento aumentava a probabilidade de nova mínima para esta semana e o teste dos suportes proporcionados pela mínima da semana de 03 a 07/12, média móvel exponencial de 13 períodos (MME) e pelo fechamento de 60.894 pontos.

Cenário de inflação piora; o que o Fed pode fazer?

CHICAGO, Estados Unidos (Reuters) – O aumento da inflação complicou a situação para o Federal Reserve, que tenta evitar uma possível recessão nos Estados Unidos ao mesmo tempo em que lidera o esforço para juntar os pedaços do mercado monetário global.

O índice de preços ao consumidor em novembro, que foi divulgado na sexta-feira e mostrou um salto inesperado tanto no resultado cheio quanto no núcleo dos preços, certamente sepultou potenciais cortes nos juros.

Nesta segunda-feira, 17/12, o Ibovespa fechou em forte baixa de 4,19% acompanhando as bolsas de valores nos EUA. Dois foram os motivos destacados pela maioria dos analistas para esta queda no Ibovespa, além dos dados da inflação norte-americana destacada na matéria acima:
  1. Temor que a crise de crédito nos EUA afete a economia, gerando uma possível recessão.
  2. O Morgan Stanley reduziu a recomendação de ações brasileiras de “em linha com o desempenho do mercado” para “abaixo do mercado“.
Este mau humor dos investidores fez com que os ursos (vendedores) começassem a semana com muito mais apetite que os touros (compradores). Este é um dos pontos que gosto muito da análise técnica pois há a possibilidade da leitura do sentimento do mercado refletida no preço.

No treinamento deste final de semana destacamos bastante a maior probabilidade de baixa para esta semana no Ibovespa. A confirmação já ocorreu nesta segunda-feira, onde o IBOV fechou inclusive abaixo de 60.000 pontos. Este fechamento sinaliza o possível teste do suporte em 59.069 pontos, local onde os touros podem aumentar o apetite, dificultando um fechamento abaixo deste valor.

Após este suporte há outros dois muito importantes:

  1. 58.292 – máxima do topo no mês de julho/07.
  2. 58.095 – mínima do dia 27/11. (O rompimento deste suporte representará a quebra da tendência de alta do gráfico diário e semanal.)
Gostaria de aproveitar e agradecer a presença de todos os participantes no curso Aprendendo a Operar no Mercado de Ações. Foi uma grande satisfação conhecer novos investidores, inclusive de outros estados. Desejo a todos sucesso nos estudos e investimentos. Sejam bem-vindos ao site. Será um grande prazer colaborar na fixação do aprendizado através do Fórum WinStockChart, local onde esclarecemos dúvidas, publicaremos exercícios e debateremos análises.

Muito obrigado a todos. Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.