Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

13.12.2007 | 0:47

IBOV – Ursos em ação na resistência

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

O Ibovespa pela terceira vez testou a antiga resistência histórica (65.948) e mais uma vez não conseguiu fechar acima. O candle desta quarta-feira (12/12) é a formação de uma Shooting Star (padrão de reversão dos candles) na resistência, o que pode sinalizar a continuidade do movimento de baixa se houver um fechamento abaixo de sua mínima (64.502).

Nesta quarta-feira a maior parte das ações que compõem o índice fecharam em baixa. No entanto, o Ibovespa fechou em leve alta de +0,35%. Mais uma vez as ações da Petrobrás (ON e PN), que possuem um peso considerável no índice, evitaram o fechamento em baixa do Ibovespa. A pressão vendedora que encerrou o pregão de hoje (12/12) sinaliza uma mínima inferior a 64.502 para esta quinta-feira (13/12) e possivelmente o teste do suporte proporcionado pela média móvel exponencial de 13 períodos.


Bovespa perde força após fechamento mas termina no azul

SÃO PAULO (Reuters) – Animada com o plano divulgado por vários bancos centrais para conter o aperto no mercado global de crédito, a Bolsa de Valores de São Paulo terminou a quarta-feira em alta, apesar do recuo momentâneo em Wall Street ter reduzido os ganhos do dia no mercado acionário brasileiro.

O que representaria uma nova perspectiva de alta para o IBOV? Um fechamento acima de 65.948 pontos.

Vamos acompanhar e esperar que a ação dos ursos (vendedores) principalmente no fechamento do pregão não persista amanhã. Até breve!

4 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. HuangWei disse:

    Dalton, assim como vc nos relatou num video sobre o trade da VALE, poderia fazer o mesmo pro CSNA3? Acho muito legal quando acompanhamos e entendemos o porque da pessoa ter iniciado uma operação e o que a vez sair, embora vc tenha escrito, eu gostaria de entender visualmente. È possível?

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Huangwei,

    É possível fazer um vídeo da operação da CSNA3. Provavelmente o farei no decorrer da próxima semana, pois a partir de amanhã até o final do domingo estarei inteiramente dedicado ao treinamento aqui em Brasília.

    Obrigado por sua constante participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Paulo disse:

    Olá Dalton,
    O que vc acha deste comentário retirado do site do bradesco : “No gráfico semanal, em dólar, podemos ver que as últimas oscilações aconteceram no interior de uma configuração de Cunha de Baixa (ou Triângulo Diagonal), formação que normalmente, repetimos, normalmente, antecede quedas de maior intensidade e duração. Surgindo em um gráfico de longo prazo e depois de seguidas e acentuados avanços, não poderia resultar em uma baixa de pequena intensidade e duração. Da mesma forma, no gráfico semanal do Índice Dow Jones podemos identificar uma configuração de Cabeça e Ombros, que pode resultar na formação de um correção intermediária bem mais importante que as até agora verificadas, caso se confirmem as reversivas características deste tipo de figura. Elas normalmente, repetimos, surgem após avanços prolongados e significam o final destes movimentos.”

    Um abraço,
    Paulo

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Paulo,

    Demorei a responder pois estava envolvido com o treinamento realizado neste final de semana.

    De acordo com a mensagem acima há a indicação de uma queda (correção) mais forte. No caso do Ibovespa o fechamento da semana anterior indicava uma maior probabilidade de baixa para esta semana.

    Durante o treinamento abordamos diversas ações que sinalizam uma maior probabilidade de queda (correção). É basicamente o que está ocorrendo hoje.

    No gráfico semanal caso ocorra nesta semana um fechamento abaixo de suportes como 60.894 aumentará realmente a possibilidade de uma correção mais forte no Ibovespa.

    Obrigado pela participação no blog.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.