04.09.2008 | 0:03
Ibovespa – Desconfigurando o pivô de alta
Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira
Em mais um dia de queda, a 4ª consecutiva, o Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (3) com desvalorização de 1,61%. O fechamento (53.527) abaixo da mínima do dia 26/8 desconfigurou o pivô de alta, semelhante ao que fez ontem (2) a Petrobrás PN (PETR4).
O reação do IBOV no início do pregão parou na média móvel exponencial de 13 dias (MME13), demonstrando o controle da situação por parte dos ursos (vendedores). A pressão vendedora levou o índice a testar novamente o suporte em 53.010 pontos. Neste ponto houve a reação dos touros (compradores) não permitindo que o fechamento do dia fosse abaixo dos 53 mil pontos.
Será que os touros (compradores) vão continuar com esta reação no próximo pregão (4) ou veremos o teste do suporte em 52.344 pontos? As variáveis ainda apontam para queda. O OBV (On Balance Volume) rompeu os fundos anteriores, o Histograma MACD está com barras descendentes e o IFR (Índice de Força Relativa) quebrou a seqüência de alta.
Além disso, a LAD (linha de avanços e declínios) já rompeu os fundos anteriores, sinalizados com a seta vermelha no gráfico abaixo. Este é um sinal de que o IBOV deve perder o suporte nos 52.344 pontos.
04.09.2008 às 12:11
caro amigo Dalton Vieira.
Voçê está de parabens pelas demonstrações de suas análises e de compartilhar com os internautas deste site.Gostaria de dizer, que estou a cada dia tentando entender e compreender a movimentação dos mercados neste difícil momento que a bolsa brasileira passa, tendo em vista, a situação dos mercados mundias.
Espero, que continue a mostrar para nós pessoas fisícas com sua modestia de sempre os seus conhecimentos aduiridos na análise do mercado financeiro/graficos.
Um abraço do seu amigo Marcão.
04.09.2008 às 13:54
Grande Marcão,
Muito obrigado pelos parabéns e por participar do site.
Buscarei sempre manter a qualidade do conteúdo publicado no site, jamais esquecendo do foco no aprendizado.
Espero sempre vê-lo por aqui.
Grande abraço.
Dalton Vieira