Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

27.08.2008 | 1:10

Ibovespa – Dia de indefinição

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Nesta terça-feira (26) o Ibovespa que esboçou uma reação no início do pregão (alta de 1%), mas perdeu força durante o resto do pregão e fechou o dia registrando uma ligeira baixa de 0,22%.

A formação do candle é a de um Doji, que demonstra uma certa indecisão e que pode também representar um sinal de reversão (alta), caso ocorra um fechamento acima da sua máxima (55.088). Este doji representa bem o que vem ocorrendo com o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) nos últimos 6 dias de pregão.

Veja no gráfico abaixo que a partir do dia 18 o SIE praticamente não sofreu alteração.
Estamos realmente em um momento que em breve poderemos ter a definição se haverá uma correção até a resistência nos 60 mil pontos ou a continuidade da queda até o suporte em 48 mil pontos. Por enquanto, não temos sinais claros desta direção, apesar de ainda estarmos em uma tendência de baixa. Vamos ficar atentos.

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Oscar disse:

    Bovespa barato?!

    (P/L Emergentes dividido pelo P/L S&P 500)

    É interessante observar a diferença de valor (valuation) que está se abrindo entre as ações dos países emergentes e desenvolvidos. Desde dezembro 07, a razão entre o P/L(Preço / Lucro da ação) do S&P 500 para o P/L das ações de países emergentes ficou 33% maior.
    No Ibovespa, de uma média de 1,3x entre março-06 e março-08, a razão saltou para 2,04x, nos últimos 5 meses, ficando claro o aumento dessa correção.
    Isso significa que as ações de países emergentes baratearam significativamente. Estão em níveis próximos da crise da Ásia e Rússia em 1997/1998, quando os fundamentos macroeconômicos da região eram bem piores. É verdade que os preços ainda podem cair mais, mas os dados deixam claro que há um colchão significativo de valuation embutido nos preços atuais.

  2. Dalton Vieira disse:

    Grande Oscar,

    A informação extraída do seu comentário fundamentalista é excelente.

    Quando você diz: "Isso significa que as ações de países emergentes baratearam significativamente", coincide justamente com a análise técnica (gráfica) do cenário atual que venho destacando aqui no blog.

    Como gosto muito da visualização dos dados através dos gráficos, você teria o gráfico ou então os dados históricos da evolução do P/L do S&P 500 e do Ibovepsa?

    Em caso afirmativo, por favor, você poderia enviar o gráfico ou a planilha através do e-mail disponível em contato? Será uma honra analisá-la.

    Muito obrigado por compartilhar conosco a sua análise fundamentalista.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.