Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

12.12.2007 | 0:25

Ibovespa e juros nos EUA caem

Publicado na(s) categoria(s) CSN, Fluxo dos Investidores, Ibovespa, por Dalton Vieira

Após a divulgação da nova taxa de juros (4,25%) dos EUA, corte de 0,25 ponto, o Ibovespa reverteu a alta de 1,50% e fechou em baixa de 1,43%, acompanhando a baixa das bolsas norte-americanas.

Bolsas dos EUA caem mais de 2% por decepção com Fed

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta terça-feira, após o corte de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros pelo Federal Reserve desapontar investidores que esperavam uma redução mais agressiva.

“Além disso, a previsão do Fed não apresentou um mísero sinal para um novo corte, o que levou muitos operadores a reduzirem suas posições de comprados nas ações”, disse Biggam.

No gráfico diário o Ibovespa confirmou um sinal de baixa e tem agora como suporte a média móvel exponencial de 13 períodos (MME). Este sinal de baixa ocorreu após oscilar por dois dias acima da antiga resistência histórica e não fechar acima. A maior probabilidade é de ocorrer o teste da MME. Um fechamento abaixo da MME e da mínima (53.482) do dia 05/12 intensificará a possibilidade de ocorrer uma correção maior do último movimento de alta.

CSNA3 no limite

A CSNA3 fechou o dia (11/12) na mínima do candle anterior ($150,30) em baixa de 1,99%. A formação dos dois últimos candles é chamada de Engolfo de Baixa (padrão de reversão dos candles), o que aumenta a probabilidade de uma correção da forte alta dos últimos dias. O stop de proteção continua um pouco abaixo de $150,30 e provavelmente será acionado neste quarta-feira (12/12). Dependendo do fechamento das bolsas asiáticas e desempenho dos mercados europeus nesta quarta, o stop de proteção será acionado apenas ocorrendo uma mínima inferior ao valor citado anteriormente.

Agora é ajustar os stops e acompanhar o comportamento do mercado um dia após a divulgação da nova taxa de juros. O saldo dos investidores estrangeiros na Bovespa fechou a semana passada positivo em R$ 2,4 bilhões. Será interessante verificar o comportamento destes investidores nos dois primeiros dias desta semana.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.