Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

21.08.2008 | 0:58

Ibovespa – Fundo nos 53 mil pontos

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

Após chegar a desvalorizar praticamente 30% após atingir a sua máxima histórica (73.920 pontos), o Ibovespa nesta quarta-feira (20) confirmou um fundo após testar o suporte dos 53 mil pontos. A forte alta de 3,24% fez com que o IBOV retornasse para cima dos 55 mil pontos.

O fechamento em 55.377 pontos aumenta a probabilidade da continuidade do movimento de alta para o próximo pregão. Além disso, a alta do dia foi apoiada pelos indicadores Histograma MACD e IFR (índice de força relativa). Agora só falta saber se os estrangeiros compraram mais do que venderam nos dias 19 e 20/8.

A seguir as resistências para a alta do IBOV.

  • MME13 – média móvel exponencial de 13 períodos;
  • De 57 mil a 57.641 pontos (máxima do dia 4/8);
  • 60.022 -topo (máxima) do dia 31/07.

A alta dos 02 últimos dias confirmou a perspectiva do bom cenário de compra anunciado na análise Ibovespa – Abaixo dos 55 mil e rumo aos 53 mil pontos.

A partir deste momento é bom ficar bem atento e já ter um planejamento para as oportunidades de curto prazo, que provavelmente surgirão nesta importante zona de suporte ou um pouco abaixo dela.

O difícil normalmente para a maioria é entrar comprando após ver um grande movimento de baixa. Para quem estava líquido ou com dinheiro disponível para reforçar a carteira, este foi um excelente ponto de entrada.

Até breve!

10 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Anonymous disse:

    É, mas nestes tempos conturbados, qualquer estratégia é extremamente vulnerável. O Ibovespa bateu no suporte, tomou impulso e começou a subir. Rumo a 57 mil pontos? Pode ser….
    Mas e se, por exemplo, o banco de investimentos Lehman Brothers anunciar sua quebra por estes dias, como está sendo comentado na praça? Adeus tendência de alta, … voô de galinha.

    Um abraço

    Fabio

  2. MARCELLO disse:

    POIS É DALTON… O MERCADO TA NO PONTO DE UMA REALIZADA AGORA NE? PRA CONFIRMAR ESSA REVERSAO QUE TANTO FALAM O CAPITAL ESTRANGEIRO TERIA QUE ESTAR RETORNANDO, CONFERE? A PROPOSITO, QUAL A PARTICIPACAO DELES ATUALMENTE?

    ABS, MARCELLO

  3. Gueras disse:

    precisamos dos dados dos gringos, sem os dados das compras ou vendas deles fica inviável se posicionar, amanha a noite dará para ter um retrato claro com os dados de ontem.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Fábio,

    Não há uma estratégia 100% segura. O mais importante é traçar um planejamento dentro de um cenário, seja ele de baixa ou alta, e saber o que fazer em todos ou na maioria dos “e se…”.

    Como mencionei anteriormente, estratégias de compra em uma tendência de baixa, são de curtíssimo prazo. A não ser que os estrangeiros resolvam colaborar comprando mais do que vendendo. Aí sim poderíamos segurar um pouco mais a operação ou investimento.

    Obrigado por sua participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Dalton Vieira disse:

    Olá Marcello,

    Sim, é importante a entrada do capital estrangeiro. A participação dos estrangeiros na Bovespa está em torno de 35% do volume financeiro total.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Gueras,

    Independente do capital estrangeiro houve a oportunidade de entrada conforme já havia destacado na faixa dos 53 mil pontos.

    O capital estrangeiro a favor colabora para segurar um pouco mais a operação. Agora ele não exclui as operações de curtíssimo prazo.

    Como você bem destacou os dados do capital estrangeiro liberados amanhã pela Bovespa serão importantes, principalmente para determinar objetivos operacionais.

    Sucesso Gueras nos seus investimentos.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Ricardo Pedrassani disse:

    Também estou no aguardo. Ambiente internacional ainda muito conturbado para comprar, aguardo um posicionamento de alta mais “consistente”. Relevante ele é, sobe forte, mas será que se mantém assim? Mistério…

  8. GUeras disse:

    Dalton eu fiz algumas compras nessa região dos 53/54mil

    comprei VALE5 e GOAU4, vale para soltar nos 42 e GOAU4 nos 45, mas ja subi o stop em ambas, com lucro de 3% em cada.

  9. Dalton Vieira disse:

    Olá Ricardo,

    O cenário realmente ainda não é bom para segurar por muitos dias uma operação de compra. No entanto, neste cenário surgem ótimas oportunidades de curto prazo.

    Se vai se manter assim não sei lhe dizer. Em princípio é pouco provável, porém como investidor o que costumo fazer é me perguntar se tenho um planejamento considerando várias possibilidades. Desta forma, vou aproveitando as boas oportunidades que aparecem em um mercado “conturbado”.

    Muito obrigado por sua participação. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  10. Dalton Vieira disse:

    Grande Gueras,

    Fantástico! Bom objetivo e estratégia para conservar o lucro. Agora é ficar de olho nas resistências que existem antes dos objetivos traçados.

    Parabéns e sucesso!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.