Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

18.09.2008 | 21:03

Ibovespa – Na gangorra da crise americana (vídeo)

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Vídeo Análises, por Dalton Vieira

Em um dia o Ibovespa cai 7,59%, no outro sobe 1,68%, depois cai mais 6,74% e hoje (18) sobe 5,48%. O problema é que na descida vamos de elevador e na subida de escada. Além disso, quem está no controle do elevador é o governo americano (FED – Banco Central).

A alta desta quinta-feira mostra bem a gangorra (alta volatilidade) que estamos. Após 30 minutos de pregão o Ibovespa já registrava valorização superior a 3%. Motivo:

Em um movimento surpresa, o Fed colocou mais 180 bilhões de dólares à disposição dos bancos centrais ao redor do mundo para que eles possam emprestar recursos para os bancos comerciais locais, uma tentativa de aumentar a liquidez dos mercados.
fonte: Reuters – artigo completo

Um pergunta: por que não mandam 1 bilhão de dólares ou menos para ressarcir os prejuízos dos investidores Pessoa Física? Seria ótimo, não? Apenas para descontrair.

A partir das 13h30 o Ibovespa já estava no campo negativo, chegando inclusive a ficar com desvalorização superior a 1%. E o motivo? Relatório da Merril Lynch recomendando reduzir a exposição no Brasil. Isso mesmo, o banco de investimento que estava quebrando (ou quebrado?) há 3 dias e foi resgatado pelo Bank of America, agora solta este relatório. É mole?

A partir das 14h voltamos para o lado positivo e na proximidade das 16h, na esperança de solução para crise, o Ibovespa acelerou a alta e fechou o dia com valorização de 5,48%. Abaixo a possível solução:

Uma agência para absorver o rombo

O mercado americano começou a comemorar a expectativa de uma intervenção ainda mais forte do governo americano. Já se fala que os Estados Unidos vão criar uma agência para absorver os ativos imobiliários podres, como foi feito na crise dos anos 80 das instituições de poupança e empréstimo – as savings and loans. Isso é melhor que mamão com açúcar. O mercado fez a bagunça, ganhou rios de dinheiro com produtos nebulosos, e até fraudes, e, agora, o estado absorverá todo o rombo. Se fosse no Brasil, a empresa poderia se chamar RomboBrás. Sendo nos Estados Unidos, seria uma versão americana de um ROMBO USA.

Texto retirado do site da Míriam Leitão
Ouçam aqui a análise do Sardenbe
rg com a Míriam Leitão na CBN

Gráficos – Análise em vídeo

A seguir a análise em vídeo onde comento as resistências do gráfico diário, os indicadores (bandas de Bollinger, IFR, histograma MACD e o OBV) e a possibilidade de fechamento no gráfico semanal.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Gueras disse:

    Dalton, vc sabe como respeito e gosto das suas análises.

    mas levanto uma questão esses movimentos de extrema volatilidade como essa semana, com altissimo volume não surgem em fim de tendencias?

    Apenas especulo, até pela proximidade de alguns ativos da LTB, que em caso de uma nova alta amanha podem forçar o IBOV com o seguido martelo seguido e rompendo essa LTB no diário.

    Tudo isso é suposição, mas queria saber se essa alta volatilidade já não sugere tudo isso, aliás esse caos proclamado como a euforia, o excesso de noticias na midia.

    abraços!

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Gueras,

    Sim. Geralmente em um momento de pânico ao final de uma longa queda há um aumento do volume devido ao pânico e as compras dos grandes investidores que se aproveitam deste momento de distorção.

    A volatilidade atual sugere uma acumulação, grande investidores começando a se posicionar para aproveitar um repique de alta, que inclusive poderá levar o Ibovespa para cima dos 53 mil pontos. Exemplo: A PETR4 foi uma das grandes ações que não acompanharam as novas mínimas do Ibovespa nos últimos pregões.

    Enfim, mercado sobrevendido, ativos em importantes suportes do gráfico semanal e mais de 40% de desvalorização em apens 3 meses, nos dizem que uma correção está próxima. Aí vem este aumento considerável no volume… é bom ficar atento!

    Obrigado por expor sua análise para este momento. Fico satisifeito ao saber que gosta das minhas análise.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.