Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

04.09.2008 | 19:30

Ibovespa – Rumo aos 48-49 mil pontos?

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, Mercados hoje, por Dalton Vieira

Nesta quinta-feira (4) tivemos um dia dominado pelos ursos (vendedores – muito pessimismo) nos mercados pelo mundo. Suportes agora mais próximos em 50 mil pontos (números redondos) e entre 49 e 48 mil pontos.

A seguir o desempenho dos principais índices:

  • Ibovespa: -3,53%
  • Dow Jones (EUA): -2,99%
  • S&P 500 (EUA): -2,99%
  • Nasdaq (EUA): -3,2%
  • Ftse 100 (Inglaterra): -2,5%
  • Xetra Dax (Alemanha): -2,91%
  • Ibex 35 (Espanha): -3,11%


Motivos?

SÃO PAULO (Reuters) – Medo de recessão na Europa, desemprego em alta nos Estados Unidos, forte queda das commodities, desaceleração da indústria automobilística doméstica.

Na avaliação do economista-chefe da Bradesco Corretora, Dalton Luis Gardimam, o movimento desta quinta-feira revelou que os investidores estão percebendo com mais clareza os estragos provocados pela combinação de crise imobiliária nos Estados Unidos com escalada nos preços das commodities.

Os candles de hoje (4) do Dow Jones e S&P 500 anunciam uma queda maior no curto a médio prazo. Veja abaixo os gráficos diários destes índices.

Convite

Convido a todos a assistirem aos vídeos de análises publicados no sábado (30/8) na análise da semana: 25 a 29/8 – Vídeos. Os objetivos iniciais desta queda podem ser os mesmos apresentados na análise, local onde podemos planejar algumas compras.

Agora é “torcer” para que o objetivo da queda do Ibovespa não seja a camada pré-sal (risosss). Você ainda não sabe o que é o pré-sal ou onde está localizado? O Lula explica através da charge do Chico.




6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. nathanael.chaves disse:

    Caro Dalton muito bom seu blog e melhorando cada vez mais.
    Ainda estou remando um pouco na contramão do mercado mas devagar aprendo.
    Um Abraço.
    Nathanael.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Nathanael,

    Esta desvalorização intensa do Ibovespa vai infelizmente “tirar” muita pessoa física do mercado, que nem vai querer mais olhar para o mercado de ações.

    Eu diria que este é o momento de grande oportunidade de aprendizado e também de planejar algumas compras. Gosto quando diz que devagar você aprende, pois se de alguma forma não conseguimos nos sair bem é porque algo precisa ser melhorado.

    Desejo muito sucesso no seu aprendizado. Conte comigo!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Renato disse:

    Dalton,

    Excelentes tuas explanações e matérias com novo visual do blog.

    Parabéns.

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Renato,

    Muito obrigado. Que bom que você gostou do novo visual do blog.

    Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Ivan disse:

    Boa noite, minha situação é a seguinte, carteira -30%, será que ainda consigo recuperar parte desta queda operando na venda???
    Tenho notado que desde que entrou neste canal de baixa o ibovespa quando bate na linha de 30 do ifr dá repiques ( olhando no gráf. semestral), então penso em usar stop curto, assim que for stopado recompro os papéis próximos desta linha, ai vai subindo o preço médio, sei que serão poucos trades, más acho que me dará resultados à medio prazo;;
    Sua opinião e até uma luz será de muito valor p/ mim, obrigado !!

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivan,

    A sua carteira é de curto ou longo prazo?

    Você quer operar na venda alugando papéis ou protegendo seu capital lançando opções? É importante que você tenha alguma experiência ou conhecimento em operar desta forma.

    Por experiência própria digo que quando estamos “perdendo” temos uma forte tendência em mudar nossa estratégia ou se aventurar em coisas novas. Esse tipo de comportamento tem uma probabilidade maior de piorar a situação.

    E o que fazer? Você pode usar por exemplo a estratégia da PETR4 que está na aba Artigos no lado direito do site. Suponhamos que você tenha 100 ações da PETR4 a $40 e planejou nova compra de 200 ações dela caso batesse em $30,30 (suporte comentado na análise em vídeo desta ação).

    Sua ordem então teria sido executada na sexta-feira (5). O seu preço médio passaria então a ser de $33,53 (basicamente onde está a MME13 do gráfico diário). Este poderia então ser um ponto de saída da operação, o que reduziria bastante o seu prejuízo ou quem sabe tivesse até um lucro em uma reação da PETR4.

    O segredo está em identificar os suportes importantes que podem gerar boas compras, sempre associados a um cenário desgastado de queda. É importante também deixar a ordem de compra cadastrada na homebroker, para evitar que o seus pensamentos atrapalhem a execução do que foi planejado.

    Caso queira debater mais a respeito, por favor, use o formulário de contato.

    Tenha um ótimo domingo!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.