Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

26.08.2008 | 0:57

Ibovespa – Sinal de baixa com pouco volume

Publicado na(s) categoria(s) Ibovespa, por Dalton Vieira

O Ibovespa nesta segunda-feira (25) fechou em forte baixa de 2,46%. O fechamento em 54.477 pontos foi abaixo de dois suportes do gráfico diário (figura ao lado): mínima do candle anterior (22) e média móvel exponencial de 13 períodos (MME13).

Na análise semanal havia comentado:

(…) Este padrão dos candles é um alerta para os comprados no atual movimento de alta. Se no pregão seguinte o fechamento for abaixo de 55.201 pontos teremos então um sinal de baixa, pois além de fechar abaixo da mínima do doji voltará para baixo da média móvel exponencial de 13 períodos (MME13).

O volume financeiro do dia foi muito baixo, o que em princípio enfraquece o sinal de baixa. Devido ao sinal de reversão, a maior probabilidade é a do Ibovespa testar a zona de suporte que vai de 53.640 (mínima do dia 20) até 52.344 pontos (mínima do dia 19 – fundo).

Qual seria o sinal para o IBOV buscar os 60 mil pontos? Ao meu ver um fechamento acima da máxima (55.906) desta segunda-feira (25) acompanhado de um bom volume financeiro. Pontos que podem atrapalhar este acontecimento:

  • Saída de capital estrangeiro da Bovespa no dia (21) em que o IBOV subiu.
  • Sinal de baixa nos índices Dow Jones (-2,08%) e S&P500 (-1,96%).

Será que vamos rumo aos 48 mil pontos?

Até breve!

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Ivan disse:

    Agora estamos com duas situações, para subir até 60K temos que ter panoramas muito bons, e para derreter aos 48K muito ruins!!!
    Não me parece termos nenhum dos dois, então deve ficar numa congestão brava, é tentar aproveitar não é ???

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivan,

    Eu diria que para subir até os 60 mil pontos precisamos da entrada de capital estrangeiro que até o momento não voltou com força.

    Já para cair até os 48 mil pontos basta que continue saindo o capital estrangeiro da bolsa. Como nos últimos 6 dias de pregão o saldo dos estrangeiros não se movimentou, temos uma chance de estabelecer uma congestão.

    Por outro lado, era para estar chegando dinheiro estrangeiro na bolsa com um volume maior, principalmente após uma grande queda onde os preços das ações tornam-se “atraentes”.

    Vamos ver qual será a próxima estação do trem Ibovespa (60k ou 48K).

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.