Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

15.07.2017 | 20:30

Indicadores – Rastreadores, Osciladores e Mistos

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que são os Indicadores e como são divididos.

Indicadores

O que são os Indicadores? São ferramentas auxiliares de análise criadas por estudiosos do mercado usando fórmulas matemáticas. As fórmulas geralmente são baseadas no preço e/ou volume de um ou mais ativos financeiros.

Os indicadores costumam sinalizar a tendência, pontos de reversão, bem como momentos interessantes para compra ou venda de um ativo. Portanto, o objetivo é ajudar o investidor a decidir o momento mais interessante de entrada ou saída de uma operação.

A maioria dos indicadores existentes podem ser divididos em 3 categorias: Rastreadores, Osciladores e Mistos. Com objetivo de facilitar o seu entendimento, abordarei separadamente estas categorias a seguir.

Rastreadores

Começarei pelos Rastreadores. Os indicadores desta categoria monitoram a tendência de um ativo com objetivo de sinalizar coerência ou divergência em relação à tendência do preço.

Os Rastreadores de Tendência costumam ser representados por gráficos de linha que estabelecem no decorrer do tempo uma tendência de alta ou baixa, conforme mostra a figura. É através das tendências do preço e indicador que verificamos se há coerência ou divergência entre elas.

Abordarei em outro vídeo de aprendizado as divergências de alta e baixa que podem ocorrer entre o indicador e o preço, visando um melhor entendimento do assunto.

Quais são os rastreadores mais conhecidos e usados pelos analistas? Médias Móveis, OBV – On Balance Volume, MACD – Moving Average Convergence and Divergence, dentre outros.

Osciladores

Vamos agora aos Osciladores. Os indicadores desta categoria monitoram as oscilações do preço de um ativo com objetivo de sinalizar possíveis pontos de reversão dos movimentos de alta ou baixa.

Os Osciladores costumam ser representados por gráficos de linha que oscilam dentro de um intervalo fixo. Dentro desta faixa fixa de oscilação é estabelecido níveis de sobrecompra e sobrevenda, conforme mostra a figura. Quando os indicadores atingem os níveis mencionados, aumenta-se a chance de ocorrer a mudança na atual trajetória do preço.

Além disso, nas regiões sobrecompradas e sobrevendidas de cada indicador é comum ocorrer divergências que reforçam a sinalização gráfica transmitida pelos Osciladores. Abordarei em outro vídeo de aprendizado o que são e como são formados os níveis de sobrecompra e sobrevenda de um indicador.

Quais são os osciladores mais conhecidos e usados pelos analistas? IFR – Índice de Força Relativa, Estocástico, Williams %R, dentre outros.

Mistos

Por último há os Indicadores Mistos. Os indicadores desta categoria estudam o comportamento de um grupo de ações, não sendo possível aplicá-los em uma única ação. O objetivo principal é sinalizar o consenso dos investidores em relação ao mercado como um todo ou a um setor específico da economia.

Os indicadores mistos podem ser classificados como Rastreadores de Tendência ou Osciladores. Aplicados em um determinado índice como o Ibovespa podem sinalizar, por exemplo, força ou fraqueza de uma tendência, bem como um momento sobrecomprado ou sobrevendido do índice.

Quais são os indicadores mistos mais conhecidos e usados pelos analistas? LAD – Linha de Avanço e Declínio, Clímax e New High New Low – Novas máximas e novas mínimas.

Abordarei os indicadores mencionados neste vídeo, bem como outros, separadamente em outros vídeos de aprendizado.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Médias Móveis. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

5 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Olício disse:

    Dalton

    Parabéns pelo seu Blog. Os vídeos são sensacionais e didaticamente corretos. São de fácil aprendizagem. Continue sempre auxiliando os investidores com o seu conhecimento! Isto lhe renderá bons frutos!

    Muito obrigado!
    Jr

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Olício,

    Muito obrigado pelos parabéns e por prestigiar o conteúdo do site. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço e ótima semana!

  3. Ivanilson Mota disse:

    olá Dalton boa tarde, quero agradecer pelos seus vídeos são ótimos eu queria saber se tem algum simulador que eu possa aplicar estes conhecimentos .

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivanilson, bom dia!

    Há um simulador no site Investmania. Tem também do simulador do FolhaInvest.

    Obrigado por prestigiar o conteúdo do site. Grande abraço.

  5. helder disse:

    fantastico
    obrigado

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.