Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

07.06.2013 | 16:43

Introdução aos Eventos Corporativos

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os Eventos Corporativos e suas principais características.

Introdução

Um investidor ao comprar ações de uma empresa passa a ter alguns benefícios. Por exemplo, receber proventos em dinheiro, em ações e ter a prioridade de comprar mais quando a empresa lança novas ações no mercado. Além disso, há outros eventos que afetam o preço e a quantidade de ações em sua custódia.

Desta forma, é importante entender e saber quais são as características de cada evento corporativo. Primeiramente quais são os principais eventos que podem ocorrer ao se tornar um acionista de uma empresa? São eles:

Estes eventos são classificados em proventos em ações e proventos em dinheiro. De maneira geral, os dividendos e os juros fazem parte dos proventos em dinheiro. A bonificação, desdobramento e grupamento fazem parte dos proventos em ações.

E a subscrição? É classificada simplesmente como subscrição. Diferentemente dos outros eventos, o acionista precisará exercer o seu direito de subscrição ou então negociá-lo para ter mais ações ou um valor extra monetário.

Para um melhor entendimento de todos os eventos citados, recomendo assistir aos vídeos de aprendizado produzidos separadamente.

Localização da informação

Como faço para verificar os eventos corporativos das ações que tenho em custódia? Simples, vamos aos procedimentos passo a passo.

1. Através do seu navegador acesse o endereço www.bmfbovespa.com.br.

2. Na parte superior da página clique em empresas listadas.

3. No campo destacado digite o nome da empresa ou código da ação que deseja, por exemplo VALE5, e em seguida clique no botão buscar.

4. Na página que foi aberta clique no nome de pregão da empresa, conforme destacado na figura.

5. Agora para finalizar clique em Eventos Corporativos.

Pronto. Neste exemplo observe os eventos corporativos registrados nas categorias Proventos em Ações, Proventos em Dinheiro e Subscrição.

Principais Campos

Agora vamos abordar os principais campos que o acionista precisa ficar atento.

1. Proventos em Ações ou em Dinheiro – É o campo que descreve qual é o evento corporativo.

2. Negócios com até – É a data limite para comprar a ação e com isso receber os benefícios do evento em questão. Este campo está presente em todos os eventos.

3. Outro campo importante é o valor de cada evento. Para os proventos em ações o valor é percentual para bonificação e desdobramento. Já para o grupamento o valor é uma fração. A coluna contendo o valor está destacada na figura.

Para os proventos em dinheiro o valor é monetário, conforme pode ser visto em destaque na figura. Na subscrição há dois valores importantes, um sendo percentual e outro monetário. Explicarei com mais detalhes nos vídeos de aprendizado de cada evento para que servem e como usar estes valores.

Como os eventos corporativos afetam minhas ações?

Geralmente há um ajuste no preço das ações e em alguns casos um aumento ou redução do número de ações que você possui de uma determinada empresa. No entanto, vale ressaltar que sua posição financeira permanecerá inalterada após a ocorrência de um evento.

Quando os ajustes são efetivados? No pregão seguinte a data informada no campo Negócios em até. Neste pregão diz-se que a ação está ex-evento, como por exemplo ex-dividendos, ex-desdobramento, ex-juros, dentre outros.

E qual o significado de uma ação EX algum evento? Em termos práticos, significa que os ajustes no preço ou na quantidade de ações já ocorreram. Além disso, a partir deste momento quem comprar a ação não terá direito a receber os benefícios do evento que acabou de ser efetivado.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Dividendo. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.