Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

27.08.2007 | 0:31

Investidores Estrangeiros: Ganhando dos dois lados

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Semana passada participei de uma palestra no Banco Central do Brasil sobre Mercado de Câmbio no Brasil e Fluxos de Capitais com o Exterior. Durante a palestra comecei a pensar no fluxo do capital estrangeiro no Brasil e suas possibilidades de ganho. Decidi então elaborar um fluxograma representando uma das possibilidades de ganho dos Investidores Estrangeiros (IE) no Brasil.

No fluxograma destaco os ganhos no mercado de câmbio (Dólar/Real) e no mercado à vista (Bovespa). O cenário é o início da valorização do real frente ao dólar em 2003 até o momento atual.

Obs.: Os valores usados (cotação do dólar e ação da VALE5) não representam valores exatos do período, apenas uma aproximação.

Será que a possibilidade de ganho foi boa para os IE, atuando no câmbio (Dólar x Real) e na Bovespa? Logicamente que não é sempre que eles ganham, mas na maioria das vezes estão no lado certo e em vários momentos antecipam a direção do Ibovespa. Esta informação é baseada no estudo, publicado aqui no blog, do saldo dos investidores estrangeiros na Bovespa x Ibovespa (de 1995 a 2007).

Até breve! Tenham uma excelente semana.

Um comentário

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. André disse:

    Ou seja, eles agora estão com dólares.
    Quando começarem a voltar, será um bom ponto de entrada.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.