Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

21.08.2007 | 20:32

Investidores estrangeiros – saldo negativo persiste

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Até o final da semana passada, dia 17/08, o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) neste mês de agosto continua negativo em aproximadamente -1,6 bilhões de reais. O saldo negativo praticamente não sofreu alteração após a primeira prévia do mês, publicada aqui no blog através do artigo “Estrangeiros contra todos“.

Na minha opinião este saldo negativo só reforça a estratégia de aguardar pacientemente um melhor cenário para novas compras de ações, visto que a correlação do SIE e o Ibovespa é alta. Neste mês, até hoje (21/08), o Ibovespa acumula uma perda de -8,06%.

A seguir a tabela com a participação dos investidores no volume total da Bovespa no período de 01 a 17/08.

fonte: Bovespa

6 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. André disse:

    Poderia comentar a retirada de um bi por investidores institucionais?
    Obrigado.

  2. Luiz disse:

    Dalton, porque agora ainda não é um bom momento para compra? Essa baixa no mercado ainda não é suficiente? As leves altas dos últimos dias não podem ser consideradas um indicador de reversão da baixa?

    Obrigado.

  3. Dalton Vieira disse:

    André,

    Na realidade a retirada na semana passada (13 a 17/08) foi de aproximadamente 1,6 bilhões de reais por parte dos investidores institucionais, visto que até o dia 10/08 o saldo desta categoria estava positivo em 635 milhões de reais.

    Esta categoria de investidores, formada basicamente por seguradoras, fundos de pensão e fundos mútuos de investimentos, possui uma correlação negativa com o Ibovespa. O que significa isso?

    Significa que enquanto o Ibovespa vai para um lado (sobe ou cai) geralmente o saldo “Institucional” é contrário. Por exemplo, neste ano enquanto o Ibovespa subia em março, abril e junho, estes investidores mais vendiam do que compravam.

    Desta forma, é uma categoria de investidores que, na minha opinião, não é importante para servir como referência em qual direção devemos investir.

    Obrigado por participar. Excelente!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. Dalton Vieira disse:

    Luiz,

    Na minha opinião não é um bom momento para compra visto que os sinais gráficos não são bons. Exemplo: no gráfico diário temos uma tendência de baixa. No gráfico semanal há sinais do controle da situação por parte dos vendedores (ursos). Outro ponto importante é que no semanal o Ibov está abaixo da média móvel de 13 períodos, no diário está abaixo das médias móveis de 13 e 65 períodos, o que também demonstra fraqueza.

    A subida destes 03 últimos dias foi com um volume financeiro baixo, inferior ao da queda. Os investidores estrangeiros continuam na ponta da venda, apesar do saldo deles na semana passada (13 a 17/08) ter ficado positivo em 14 milhões de reais.

    Outro ponto importante é que não temos ainda a certeza de que a crise de crédito foi resolvida.

    Diante deste cenário supracitado, considero que a cautela é sadia neste momento.

    Podemos ter a reversão a partir deste ponto? Sim, mas ainda não vejo sinais claros desta reversão.

    Muito obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Diogo disse:

    o que muitos grafistas acreditam é que esta seja apenas um repique da 1a perna de baixa. Ainda faltaria uma 2a perna de baixa para acontecer a reversão. Mas quem sabe aqui é o Dalton. Abs.

  6. Dalton Vieira disse:

    Diogo,

    Eu particularmente não acredito em nada que tente prever o que vai acontecer. O que busco fazer é traçar um estratégia operacional baseado no que é mais provável acontecer, através dos sinais gráficos.

    Aqui o que mais sei é que o meu aprendizado é constante!

    Obrigado pelo comentário.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.