Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

01.07.2007 | 13:16

Por que acompanho o investimento estrangeiro na Bovespa?

Publicado na(s) categoria(s) Aprendizado, Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Entenda o motivo pelo qual acompanho e publico diariamente aqui no site a participação dos investidores na Bovespa, focando no capital estrangeiro.

Os estudos que realizei no mês de julho de 2007 foram baseados primeiramente em dados de janeiro de 2005 até junho de 2007. Meu objetivo era determinar a correspondência entre o saldo (compras – vendas) de cada categoria de investidores (pessoa física, institucional, invest. estrangeiro, emp. priv/publ., instituições financeiras e outros) e o Ibovespa. Dentro deste período verifiquei que a correlação entre o saldo (compras – vendas) dos investidores estrangeiros (SIE) na bolsa e o Ibov é forte. O que isto quer dizer? Quer dizer que se o SIE subir ou cair, o Ibov tende a ir na mesma direção.

A partir deste ponto decidi fazer o estudo desde 1995 até 2007 e constatei que a correlação entre o SIE e o Ibov continuou forte. Enfim, independente da porcentagem de participação dos invest. estrangeiros sobre o volume total da Bovespa, “eles” normalmente estão no lado certo, ou seja, alinhados com o Ibov. Por outro lado, a correlação do saldo das pessoas físicas e o Ibov é bem negativa, logo na maioria das vezes estão em sentidos opostos.

Nos últimos dois meses (maio e junho/07) houve uma divergência entre o SIE e o Ibov, ou seja, enquanto o SIE caiu, inclusive ficando negativo no mês de junho, o Ibov subiu (veja a figura do gráfico 2007). O que isto quer dizer? Levando em consideração que esta divergência é pouco frequente, o que tende a acontecer é o SIE subir e o Ibov fazer nova máxima histórica ou o Ibov cair acompanhando o movimento do SIE. Vamos observar o comportamento neste mês (julho/07).

A seguir os gráficos comparativos de 2005, 2006 e 2007.
compar-2005
compar-2006
compar-2007
Obs.: A escala do eixo esquerdo dos gráficos é em R$ Mil.

A minha interpretação para os estudos realizados é dar preferência para operações (trades) no sentido do movimento do SIE, apoiada pela análise gráfica do Ibov e das ações. Desta forma, acompanharei de perto a participação dos investidores no volume total da Bovespa. Esta informação está disponível no site da Bovespa com dois dias de defasagem (não sei qual o motivo desta defasagem!).

42 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. jose luiz machado de castilhos disse:

    existe algum site que se possa saber quanto o investidor estrangeiro esta colocando na bolsa diariamnete intraday

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Jose Luiz,

    Desconheço até o presente momento. A Bovespa te dá esta informação com dois dias de defasagem.

    Grande abraço.

  3. Kátia Aguiar disse:

    Olá Dalton!
    Sou aluna do curso de Ciências Econômicas da PUC Minas e estou fazendo minha monografia sobre as agências de risco e sua influência no mercado de capitais. Gostaria muito de ler seu estudo realizado em 2007 sobre investimento estrangeiro.
    Muito Obrigada!

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Kátia,

    O estudo realizado é referente a correlação a entrada ou saída de capital estrangeiro da Bovespa e a alta ou baixa do índice Bovespa. Basicamente o estudo está descrito no artigo acima.

    Qualquer dúvida é só me avisar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Rafael Reis disse:

    dalton, tem vários sitem que mostram o que as corretoras estãso comprando e vendendo na bovespa no cross ranking, porém gostaria de saber se tem algum software que acompanhe em tempo real o que os maiores compradores estão “fazendo” na bovespa, opu então a participação dos investidores estrangeiros
    obrigado

  6. breno disse:

    Dalton, estou gostando mto dos seus email, e comentarios, ja tinha me inscrito no curso da trade ao vivo para o proximo dia 4/11, mas gostaria depois de fazer seu curso tbem, o seu sera num fim de semana, vou checar no seu site. O que vc acha deste curso que mencionei. Comprei alguns livros mencionados no seu site, axioma de zurique, compra e vender uma analise tecnica, jorge soro e buttley buffet, estou querendo comprar um investidor inteligente de benjamin graham, o que acha??? Conhece o softher, phibe club, que fazer uma assinatura de softher, vi na sua explanacao do wuc, desculpe mas nao lembro as inciais. Enfim e isso estou entusiasmado mas com mto respeito da bolsa pois ja ouvi e li mtas historias. Por falar nisso ja conheceu tbem o inferno na bolsa ou o ceu rsrs
    gde abraco

    breno

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Rafael,

    Até onde eu conheço ainda não encontrei esta informação em tempo real através de um software. Buscarei em breve trazer o fluxo dos estrangeiros (parcial) sem a defasagem da Bovespa.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Breno,

    Não conheço o curso que você mencionou. Investir em livros é sempre uma boa opção, como por exemplo o livro descrito do Benjamim Graham.

    Também não conheço o software relatado. Uso o WSC diariamente para minhas análises e investimentos. Recomendo!

    Continue entusiasmado, pois vale a pena investir na Bolsa. Porém, como em qualquer área da sua vida é necessário se especializar (entender bem e estudar bastante) para fazer seu capital crescer gradativamente. Não há atalhos para se ganhar dinheiro na Bolsa, a não ser através de muito estudo, prática, disciplina e perseverança.

    Não vi o inferno na Bolsa, nem pretendo ver (risosss). O momento “ruim” foi só o meu primeiro investimento que no final após um mês estava negativo em 29%. Para mim foi um belo início, pois mostrou que eu precisava estudar muito.

    Grande abraço.

  9. Cicero disse:

    Estou retornando ao mercado depois de uns 4 anos.
    Gostaria de contar com sua experiência e dedicação em informar as pessoas, para consultá-lo sobre o melhor software de HomeBroker hoje existente no país. Seria de qual operadora ?
    antigamente eu usava a AGORA.
    E hoje, quem disponibiliza o melhor Homebroker ?
    Que seja rápido e com boa visualização de tela e várias opções para se fazer os trades e as demais ações de compra e venda ?

  10. Dalton Vieira disse:

    Oi Cicero,

    Também usava a Ágora que era um bom Homebroker. Hoje estou usando o da Easynvest (Título Corretora) e estou gostando bastante. Infelizmente, não tenho como lhe dizer qual é o melhor, pois não usei o HB de diversas corretoras, apenas destas duas e do Itautrade. Entre estes hoje fico com a Easynvest.

    Grande abraço e sucesso na sua escolha.

  11. Ubirajara Catoira disse:

    Ola Dalton

    Agradeço sua resposta, vejo sua agilidade em responder, estou querendo investir num trem bala como vc rsr, se vc não tem outros assessores para te ajudar, é fera mesmo, vejo as perguntas do seu publico, todos querem pegar o rabo do foguete, de um grande aplicador rs. Vou continuar tentando aprender com vc, como eu vc e um grande guru. Abraços do Matusalém

  12. Nilson Costa disse:

    Danton, parabéns pelo site. Sempre encontro ótimas postagens e opniões coerentes.
    Há algum site ou orgão que disponibilize o valor do fluxo do capital estrangeiro diariamente?
    Tem como obter um historico deste movimento?

    grato,
    Nilson Costa

  13. Talvani disse:

    Caro Dalton,

    Parabéns pelo trabalho! Sou novato em açoes e no HB e estou usando, por conveniencia de ser cliente itau, o itautrade. Ouvi falar que as taxas deles são caras, apesar deles terem baixado desde jul de 2009. Como vc comenta que já utilizou o mesmo, gostaria de sua opinião pra saber até que ponto é vantagem operar com eles. Como compará-lo a easyinvest? Vantagens e desvantagens.

    Obrigado
    Talvani

  14. Dalton Vieira disse:

    Olá Nilson,

    Grato pelos parabéns! Desconheço um site que tenha o fluxo atualizado diariamente sem o delay de quase 2 dias por parte da BmfBovespa.

    Tem como obter o histórico do movimento com a própria BmfBovespa, solicitando-o através do seu site.

    Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.

  15. Dalton Vieira disse:

    Olá Talvani,

    Sim, os custos operacionais do Itautrade não estão entre os melhores do mercado. A vantagem que eu vejo no Itautrade é por se tratar da enorme instituição Itaú – grande credibilidade. Além disso, o débito e crédito é feito diretamente na sua conta corrente, o que facilita um pouco.

    Em relação a Easynvest seu custo operacional é muito bom, 10,00 por ordem. Gosto do HB deles e também do atendimento. Acredito que seja uma boa opção de corretora.

    Grande abraço.

  16. Matos disse:

    Dalton, estou fazendo um trabalho para o mestrado de Administração e precisava exatamente destes dados, desde 1993. Você poderia me dizer onde consegui-los. Grato e um abraço.

  17. Dalton Vieira disse:

    Olá Matos,

    Junto ao site da BmfBovespa, na parte Fale conosco. Basta solicitar o histórico informando sua necessidade.

    Grande abraço.

  18. Francisco Zanette disse:

    Olá!
    Opero HSBC, Banif e Codepe. Sem sombra de dúvida a melhor para velocidade e simplicidade, além dos menores custos do mercado é a Codepe. Atuo com duas contas na Codepe com CPFs diferentes. Em uma delas pago só 204,00 por mês para operar quantas ordens quizer, mas este plano não existe mais. Atualmente o custo dela é 5,00 por ordem, mas após oito ordens no mesmo dia o restante é grátis. Todas as operadoras de banco são lentas e com demonstrativos (nota de corretagem) complicados. A Banif tem um sistema de apoio com gráficoa RT excelentes. O custo dela é de 15,99 por ordem, mas após a octagézima ordem no mês as restantes são grátis. A do HSBC é cara e não tem promoções. O custo é de 18,00 po ordem. O que ela tem de bom são as notícias do mercado nacional e internacional em tempo real (agência Leia).

    Um abraço

  19. Nogueira disse:

    Não acredito que o Ibov dita a regra do investimento gringo e sim o contrário, pois os fluxos de entrada e saida é que ditam o andar da bolsa, o dólar etc. (algumas situações fogem da regra).
    A corelação entre as entradas e saidas com o ibov é um movimento “natural” ainda mais se a bolsa brasileira funciona quase que como um derivativo do DJ.

  20. Philipe disse:

    Olá Dalton, como vai? sou estudante da area financeira da USP , e estou precisando dos dados porcentagem da participação dos investidores diariamente nos ultimos 2 anos, será que poderiam me fornecer essa informação ou pelo menos algo parecido

    agradeço desde já

    Muito Obrigado

    Philipe

  21. Dalton Vieira disse:

    Olá Philipe,

    Por favor, entre em contato com a BM&F Bovespa, através da opção Fale Conosco do site da Bolsa, pois acredito que poderão fornecer os dados que necessita.

    Grande abraço.

  22. JMRJunior disse:

    IFR e Volume são bons indicadores para operações de curtissimo prazo?

  23. Dalton Vieira disse:

    Olá JMRJunior,

    Dentro da minha metodologia de investimento considero o volume muito mais importante que o IFR, independente do prazo da operação. O IFR também pode lhe auxiliar no curtíssimo prazo. Destaco apenas que os indicadores para são apenas variáveis auxiliares, os apoiam ou não uma análise que já fiz do comportamento do preço de uma ação.

    Tenha um ótimo final de semana. Grande abraço.

  24. ubirajara catoira disse:

    Boa tarde, não vou colocar caro amigo Dalton, hoje esta fazendo um ano que recebo seus email, todos eles com grande ensinamentos de sua capacidade de orientação. Uma matéria tão complexa, vc num modo simples, consegue dizer o que gostaríamos de saber, ainda hoje vejo que todos os novos e futuros investidores, querem descobrir online os passos dos grandes mestres das aplicações, querem pegar o rabo do foguete para aumentar seu dindin rsr.
    Feliz Natal a todos, não falei caro, aprendi muito com vc e de graça. Abraços do Matusalém

  25. Dalton Vieira disse:

    Grande Ubirajara,

    Muitíssimo obrigado pelo seu depoimento e votos de boas festas. É uma grande satisfação compartilhar conhecimento com outros investidores. Em 2011 ampliarei este projeto de aprendizado com todos!

    Espero sempre contar com sua ilustre presença no meu site. Um excelente Natal para você e seus familiares.

    Grande abraço.

  26. Miraldo Ohse disse:

    Dalton

    Acho suas conclusões importantes e vão no sentido da oferta ou da lei da excassez dos recursos.

  27. Dalton Vieira disse:

    Olá Miraldo,

    Muito obrigado pelo feedback e por prestigiar o conteúdo do site. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.

  28. Dara disse:

    Ola Dalton,
    Tenho um amigo que recebe suas sugestões por email e tem obtiodop sucesso com suas sugestões. Então, gostaria de receber tb.
    Att.
    Dara-BH

  29. Dalton Vieira disse:

    Olá Dara,

    Para receber diariamente um e-mail contendo as atualizações do site, basta registrar seu e-mail no menu lateral do site – parte superior.

    Qualquer dúvida é só me avisar. Grande abraço.

  30. Felipe disse:

    Olá! Gráficos como este estão disponíveis na internet ou é você mesmo quem os constroi? Poderia apontar um site com os dados de entrada do capital estrangeiro? Obrigado!

  31. Dalton Vieira disse:

    Olá Felipe,

    O gráfico foi construído por mim usando o Microsoft Excel. Os dados foram obtidos no site da BMF Bovespa (menu Mercados > Ações > Consultas > Participação dos Investidores). Para dados históricos será necessário solicitar via Fale Conosco no próprio site da bolsa.

    Grande abraço.

  32. Marcello disse:

    Ola Dalton , ultimamente muitas divergencias , q soam serem pseudas . Será que não seria interessante incluir o Investidor Estrangeiro X Indice Futuro (Cheio) , e até mesmo o Fluxo de Dolar (Cheio) X Investidor Estrangeiro ? ?

    E serem construidos esses 2 GRAFICOS , E MAIS o atual existente por voce (total 3 ) , todos SIMULTANEAMENTE ? ? ?

    Para ser melhor observado (como um todo) , os passos dos Gringos ! Obrigado e parabens pelo site ! Cada vez melhor !

  33. Dalton Vieira disse:

    Olá Marcello,

    A sua sugestão é boa. Já pensei há um certo tempo em captar os dados da BMF referente à movimentação dos estrangeiros. Isto requer um bom período de captura para começar a exibir o gráfico de forma consistente. Acredito que farei isso mais pra frente.

    Muitíssimo obrigado pela ótima sugestão e também por prestigiar o conteúdo do site.

    Grande abraço.

  34. FraMon disse:

    Excelentes orientaçoes, parabéns pelo belissímo trabalho

  35. Dalton Vieira disse:

    Olá FraMon,

    Muito obrigado pelo feedback e por prestigiar o conteúdo do site.

    Um ótimo final de semana. Grande abraço.

  36. rosieu disse:

    Bom dia Dalton.
    Teria como disponililizar sua base de dados do IE?
    Obrigado

  37. Dalton Vieira disse:

    Bom dia Rosieu,

    Infelizmente não estou mais atualizando os dados dos Investidores Estrangeiros.

    Grande abraço.

  38. João disse:

    Onde acho um grafico atualizado e gratis

  39. Dalton Vieira disse:

    Fala João, bom dia!

    Gráfico grátis geralmente algumas corretoras fornecem para seus clientes. Fora isso, desconheço uma ferramenta gráfica sem custo. Uso o Profitchart (cotações em tempo real) para análises e o WSC (cotações final do dia) para os vídeos de aprendizado. A primeira opção tem um custo relativamente mais salgado, dependendo do tamanho do seu capital. A segunda opção é a de melhor custo x benefício, mas não tem cotações em tempo real.

    Grande abraço.

  40. Fabricio disse:

    Ola. Bom dia gostaria de fazer uma pergunta..importante pra quem. È no. Caso. caso.e pessoas fisica..e investi na ibov
    Com a chegada de novas bolsas no brasil. Concorrentes do ibov
    . essas bolsa algumas delas. Americanas
    .essas bolsas no caso preferem pessoas institucionais e nao fisicas.. Com isso o ibov pode tambem
    Perde muitas empresas por essas novas bolsas..e o ibov pode ser tambem..requisitada por grupo extrangero. Se isso acontecer.. Nossa bolsa pode fechar as portas para pessoas fisicas ..isso pode ocorrer eu ajo ?

  41. neiber marques de almeida disse:

    por quer não vale a pena fazer investimentos com moeda estrangeria a ultima vez eu vir no site foi com a relação a inflação da moeda americana que é de 20% esses 20% se transfomar em2% de perda do valor da moeda é por isso que eu faço investimentos em reais

  42. Ivan Couto disse:

    Bom dia Dalton
    Existe sim como monitorar o que eles estão fazendo em tempo real tanto no diário quanto no futuro. O Renato do site Gringolandia tem uma planilha que faz isso e ele usa a plataforma Cedro, que é a única que teria capacidade de fornecer os links para que sua planilha excel seja alimentada em tempo real. Mas o Renato já tem uma planilha bem legal…

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.