Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

03.07.2007 | 23:35

Investimento Estrangeiro na Bolsa – Parte 2

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

Continuação…

Além dos comentários postados no artigo anterior sobre o Investimento Estrangeiro na Bolsa, percebi também no período de 1995 até 2007 que há valores “teto” para o saldo (compra – venda) dos invest. estrangeiros (SIE), basicamente seria como se estivessem sobrecomprados ou sobrevendidos. Uma questão interessante para se avaliar é o que ocorre com o Ibov a partir destes pontos ou próximo a eles? Observem o gráfico abaixo e veja os extremos do SIE (R$ + 3,7 e -2,26 bilhões – destacados no gráfico abaixo).

Obs.: O eixo esquerdo representa o saldo dos Invest. Estrangeiros e
o eixo direito a pontuação do Ibovespa.

Após a atualização dos dois últimos dias (28 e 29) do mês de Junho/07 o SIE ficou em R$ -2,08 bilhões, valor este que se aproxima do menor saldo (em Junho/06) desde 1995. Este ponto poderia representar um ponto de retorno e uma nova subida do Ibov, conforme o histórico dos extremos no gráfico. Nesta semana o Ibov fez dois dias de alta rompendo a sua máxima histórica. Uma pena a defasagem de dois dias úteis, por parte da Bovespa, na atualização da participação dos investidores no volume total da bolsa, pois na minha opinião seria muito interessante observar o comportamento do SIE no início deste mês.

Veja abaixo a tabela contendo a participação dos investidores no volume total da bolsa no mês de Junho/07.

Importante: dados extraídos do site da Bovespa

Obrigado pela leitura. Até breve.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Daniel disse:

    Dalton,

    Seus comentários são muito coerentes e oportunos. Comecei a estudar a bolsa há aproximadamente 3 meses e seus posts têm sido muito esclarecedores.

    Sei que deve tomar muito do seu tempo, mas se for possível, seria interessante acompanhar as suas análises do fim de semana.

    Fica aqui a sugestão.

    Boa sorte e bons negócios.

    Daniel

  2. Dalton Vieira disse:

    Daniel,

    Obrigado pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar de alguma forma.

    Estou ainda me organizando em relação ao tempo destinado para o blog. Outro ponto importante é como administrar/gerenciar melhor minhas análises ou artigos para que os mesmos possuam uma atualização mais frequente.

    Sua sugestão está registrada. Obrigado.

    Até breve e abraços.
    Dalton

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.