Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

13.01.2008 | 13:05

Entenda a LAD – Linha de Avanços e Declínios

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

A LAD é um indicador misto criado por Joseph Granville. Sua principal característica é monitorar a saúde geral do mercado (todas as ações), índices e setores específicos da economia.

O cálculo da LAD é realizado através do saldo das ações que subiram e caíram no dia. No caso do Ibovespa, que atualmente é composto por 64 ações (até abril 2008), a LAD é o saldo acumulado da quantidade de ações que subiram menos as que caíram em um determinado dia. Desse modo, se no dia X houve 40 ações em alta e 24 em baixa o valor da LAD foi de +16 (alta).

Podemos dizer então que é o chamado “cabo-de-guerra”, de um lado touros (compradores) e do outro ursos (vendedores). Neste caso a força de um touro é igual a de um urso, logo o que faz um lado ganhar ou perder a disputa é a quantidade superior de “puxadores” ao lado oponente. Uma ação em alta é um touro puxando a corda. Por outro lado, uma ação em baixa é um urso puxando a corda. Quando uma ação não fecha em alta nem em baixa (0,00%) este possível participante do cabo-de-guerra fica apenas assistindo a disputa.

Nesta analogia a corda simboliza o mercado, índice (ex.: Ibovespa) ou um setor (ex.: siderurgia). Se em um determinado dia houve mais ursos (ações em baixa) que touros (ações em alta) puxando a corda do Ibovespa, o mais provável é que o índice feche o dia em baixa. Caso o índice feche este dia em alta temos então a chamada divergência de baixa que falarei a seguir, inclusive com exemplos reais ocorridos recentemente.

A tabela abaixo demonstra o cálculo da LAD.


A seguir o gráfico gerado a partir do saldo acumulado da LAD (coluna destacada com a cor verde).


Um dos principais sinais obtidos com este indicador é se a alta ou baixa de um determinado índice, setor ou mercado como um todo está coerente ou divergente com a LAD. Por exemplo: nos dias 28/12/2007 e 03/01/2008 o Ibovespa fechou o dia em alta, porém nestes dias o número de ursos foi superior ao de touros. Portanto, a LAD do Ibovespa nestes dias ficou negativa (queda) ocasionando uma divergência de baixa.

Esta divergência de baixa sinaliza que a maior probabilidade do Ibovespa é acompanhar a queda registrada pela LAD. Observe no gráfico* abaixo as divergências sinalizadas com as setas vermelhas e que no dia seguinte o IBOV (linha azul) fecha em baixa acompanhando a LAD (linha vermelha).

* Gráfico extraído do programa de análise gráfica Winstockchart, disponível para download no site www.winstockchart.com.br.

Outro sinal interessante que a LAD produz é através do rompimento de uma resistência ou suporte. Veja no gráfico acima que o fundo da LAD (linha vermelha) sinalizado com a seta azul é inferior ao fundo anterior. No entanto, o fundo do Ibovespa (linha azul) sinalizado também com a seta azul não é inferior ao fundo anterior. Neste caso o sinal é que há uma maior probabilidade do Ibovespa fazer o mesmo que a LAD, romper o fundo (valor de fechamento) do dia 17/12/2007.

Agora é a acompanhar o Ibovespa para verificar se o sinal deixado pela LAD se confirma nos próximos pregões.

Desejo sucesso nos estudos e investimentos. Até breve!

11 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. marcelo disse:

    Caro Dalton, fiquei com dúvida na explicação da LAD. Entendi que a LAD é determinada subtraindo as ações em baixa pelas em alta.
    Como pode então dar um número maior que 64? Como no exemplo do dia 4 de jan, como se chegou aos 74?

    Abraço.

  2. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá Marcelo,

    A coluna verde da figura é o saldo acumulado, ou seja, o somatório do saldo anterior com o resultado do dia. A LAD representa o saldo acumulado da diferença diária das ações em alta e baixa.

    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  3. Anonymous disse:

    Olá pessoal, entendi a questão do cálculo do lad, agora por favor, só não sei onde encontrar os dados para construção. Digo, o n° de altas do dia, de baixas etc

  4. <b>Dalton Vieira</b> disse:

    Olá,

    Eu uso software Winstockchart que já faz o cálculo automático para mim em diversos índices e setores.

    Para fazer manualmente você pode diariamente obter estas informações através do boletim diário da Bovespa (BDI). Basta acessar o site da Bovespa -> Mercado -> Ações -> BDI.

    Há uma arquivo PDF para cada dia. Observe do lado esquerdo de cada página que há a quantidade de alta e baixas para cada índice da Bovespa.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  5. Anonymous disse:

    Fiz o download do winstockchart, mas não descobri aonde encontrar as LADs. Se vc puder dar alguma dica agradeço.
    Abraço

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá,

    A LAD está no programa Wsc The Market que vem junto com o Winstockchart. Verifique, por gentileza, pois provavelmente há uma atalho dele no desktop ou no menu iniciar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Mario,

    Obrigado pela informação. O Winstockchart também fornece a LAD e o Clímax dos índices da Bovespa, dos setores econômicos e do grupo de ações que você montar.

    Desculpe-me, mas por se tratar de um comentário que faz referência ao site fornecido por uma corretora, o mesmo foi retirado do blog. Outro fato é o de não ter uma parceira com esta corretora.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  8. Anonymous disse:

    Dalton, bom dia…sou apaixonado por AT…gostaria de saber como faço para ter acesso aos graficos atuais das LADS, CLIMAX E O INDICADOR DE ALTAS E BAIXAS.

    Um grande abraço

    Dr.Carreira

  9. Dalton Vieira disse:

    Olá Dr.Carreira,

    Então somos dois apaixonados por AT. Eu obtenho a LAD e o Clímax do Ibovespa através de um programa que acompanhar o software de análise gráfica WSC. Maiores informações no menu do meu site WSC – WinStockChart.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  10. Tomich disse:

    Boa noite Dalton.
    Ensina-me como saber que uma ação está na tendência de baixa/alta ou indefinida no gráfico diário. Pois sempre encontro comentários dos grafistas da seguinte forma: A ação está na tendência de alta no grafico diário. Se possível no grafico semanal também.
    Antecipo agradecimentos.

  11. Dalton Vieira disse:

    Olá Tomich,

    Recomendo assistir os vídeos de aprendizados existentes aqui no site. Veja alguns abaixo:

    >> Tendência de Alta – Momento mais adequado para comprar
    >> Tendência de Baixa – Momento mais arriscado para comprar

    Assista também aos outros vídeo de aprendizado que estão listados no menu lateral do site, mais especificamente em Aprendizado.

    Grande abraço e bons estudos!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.