Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

08.07.2015 | 16:40

LAD (Linha de Avanços e Declínios) – Monitore a saúde do mercado

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é a LAD – Linha de Avanços e Declínios.

Conceito

A LAD é um importante indicador misto rastreador de tendência criado por Joseph Granville. O que ela mede? Correto, mede a força compradora ou vendedora do mercado, índice ou de setores específicos da economia. É uma forma simples de saber como está a “saúde” do mercado no curto a médio prazo.

O cálculo da LAD é muito simples, basta pegar a quantidade de ações que subiram e subtrair a quantidade de ações que caíram no dia. O gráfico é gerado pelo saldo diário acumulado, de acordo com a fórmula destacada.

Fazendo uma analogia a LAD representa um cabo de guerra, onde de um lado temos os touros e do outro os ursos. As ações que fecharam em alta entram no time dos touros e as que fecharam em baixa no dia fazem parte dos ursos.

Para a LAD cada ação possui a mesma força, logo o que faz um lado ganhar a disputa é uma quantidade superior de puxadores, neste caso de touros ou ursos. Ao final de cada dia a LAD nos mostra quem venceu a batalha.

Exemplo – IBOV

Vamos a um exemplo usando o Índice Bovespa, composto por 69 ações até a produção deste vídeo. Repare na tabela que no 1º dia tivemos 55 ações fechando em alta e 14 em baixa. Portanto, o lado dos touros venceu a 1ª batalha, deixando a LAD com valor inicial igual a 41.

No 2º dia houve mais uma vitória dos touros representada pelo resultado positivo igual a 31. Agora usando a fórmula, pega-se o resultado e soma ao valor anterior da LAD, deixando então a LAD igual a 72. No próximo dia tivemos um número maior de ações fechando em baixa, trazendo então a vitória para os ursos. Com um resultado negativo de 21 o valor da LAD caiu para 51.

Após mais alguns dias de cabo de guerra já é possível ver a evolução da LAD através de um gráfico de linha. Neste exemplo o gráfico da LAD nos mostra que o Ibovespa durante este curto período está sendo controlado pelos compradores, também conhecido como touros. Por quê? Correto, pelo simples fato de estar em um ponto mais alto do que o início da contagem.

Quais são os sinais gráficos emitidos pela LAD?

1. Coerência da tendência – isto ocorre quando a LAD segue a tendência de alta ou baixa do índice através dos seus topos e fundos ascendentes ou descendentes, respectivamente.

2. Divergência de alta ou baixa – este é o sinal gráfico mais importante da LAD. Recomendo assistir aos vídeos de aprendizado sobre divergências. No gráfico repare que o IBOV faz um fundo mais baixo que o anterior, enquanto a LAD faz um fundo mais alto. Esta é uma divergência de alta que apoia uma recuperação do índice.

3. Rompimento antecipado de resistências ou suportes – isto ocorre quando a LAD supera um topo ou fundo anterior e o índice não faz o mesmo. No gráfico contendo a LAD e o Ibovespa, a LAD supera dois topos anteriores enquanto o índice permanece abaixo. Este é um sinal positivo, pois colabora para o IBOV seguir o mesmo caminho, ou seja, romper também seus topos anteriores.

Analistas de mercado costumam usar a LAD para apoiar ou não a compra de um ativo ligado a determinado setor ou índice analisado. Por exemplo, caso você queira comprar a ITUB4 é recomendável analisar a LAD do Ibovespa, bem como verificar a LAD do Índice Financeiro.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Divergências de Alta. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.