Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

14.09.2016 | 19:26

Linha de Tendência de Baixa – O que é e quais são seus sinais gráficos

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo o que é a Linha de Tendência de Baixa e quais são suas principais características.

Conceito

O que é uma Linha de Tendência de Baixa, comumente chamada de LTB? É uma linha diagonal que liga no mínimo dois topos descendentes, traçada a partir do topo mais alto da tendência. Tem o objetivo de monitorar a tendência de baixa do preço de um ativo.

Observe inicialmente na figura que há uma tendência de baixa do preço, caracterizada pela formação de topos e fundos descendentes. Para traçar a LTB, basta ligar os dois topos descendentes através de uma liga diagonal estendida à direita, conforme mostra a figura.

Sinais gráficos da LTB

Quais são os sinais gráficos obtidos ao usar a LTB?

1. Quanto maior for sua inclinação mais forte tende a ser a tendência de baixa.

2. Funciona como resistência. Logo, tende a ocorrer uma pressão vendedora quando o preço se aproxima da LTB.

3. Quanto maior for o número de topos que tocam a LTB, mais significativa é a tendência de baixa, bem como a resistência proporcionada pela linha.

4. O rompimento para cima da LTB sinaliza fraqueza da tendência de baixa. Isto poderá resultar na reversão da atual tendência após a formação de um pivô de alta.

Exemplo – TAMM4

Vamos a um exemplo prático usando o gráfico diário da TAMM4. Repare que a partir do ponto A, topo mais alto no gráfico, há a formação do topo descendente B destacado. A partir deste momento é possível traçar uma LTB ligando os topos A e B para monitorar a tendência de baixa deste ativo.

Com a evolução da tendência de baixa da TAMM4, observe que no ponto C a LTB ao ser testada funcionou bem como resistência. Nesta região ocorreu uma pressão vendedora fazendo com que o preço rompesse a mínima do fundo anterior.

A formação de um topo após testar a LTB, geralmente revela uma oportunidade de venda de um ativo a favor da tendência de baixa. Por outro lado, o fechamento de um pregão acima da LTB da TAMM4 sinalizará uma chance de reversão desta tendência.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Tendência de Baixa. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

5 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. suely disse:

    Parabéns pelas explicaçoes, aqui consegui entender melhor os graficos.Muito bom mesmo.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Suely,

    Muito obrigado pelo feedback e por prestigiar o conteúdo do nosso site.

    Grande abraço.

  3. André Giovanni disse:

    Obrigado pela explicação… Eu estava traçando essas linhas errado, pois estava traçando usando as máximas de cada candle… Agora entendi que devo traçar somente usando os topos (na LTB) ou os fundos (na LTA)… Estopei antes da hora muitas vezes… :(

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá André,

    Que bom que o vídeo agregou valor à sua análise. Espero sempre vê-lo por aqui!

    Grande abraço.

  5. ademar disse:

    Excelente material;
    Parabéns.
    Estou tirando proveito.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.