Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

25.10.2010 | 15:08

Martelo Invertido / Inverted Hammer – O que é e como identificá-lo?

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre o padrão de reversão dos candlesticks chamado Martelo Invertido ou Inverted Hammer.

Conceito

O Martelo Invertido é um padrão de alta que sinaliza a reversão de um movimento de baixa do preço para um movimento de alta.

Principais características

Quais são suas principais características?

1. Ocorre após um movimento de baixa definido.

2. Formado por apenas um candle com um corpo pequeno na parte inferior e uma longa sombra superior.

3. A sombra superior deve ser no mínimo o dobro do tamanho do corpo.

4. Preferencialmente não deve haver sombra inferior, porém é aceitável uma pequena sombra.

5. A cor do corpo não é importante, isto significa que o candle pode ser de alta ou baixa.

Aspectos importantes

Quais são os fatores que potencializam o Martelo Invertido?

1. Corpo branco, ou seja, preço de fechamento acima do preço de abertura;

2. Quanto menor o corpo e maior a sombra superior, mais significativo será o padrão de reversão.

3. A formação do padrão:

  • dentro de uma tendência de alta do preço;
  • em uma área de suporte no gráfico;
  • com volume de negociações acima da média.

Sinal de confirmação

A formação do Martelo Invertido geralmente proporciona uma oportunidade de compra. No entanto, é muito importante aguardar algum sinal de confirmação no próximo candle, como:

1. Preço de abertura acima do corpo do Martelo Invertido.

2. Candle de alta com a máxima superior a máxima do Martelo Invertido, melhor ainda se o preço de fechamento for acima da máxima.

Exemplo

Vamos ao exemplo. No gráfico diário da TCSL4, figura abaixo, podemos observar a ocorrência de um Martelo Invertido. Primeiramente o preço da ação estava em um movimento de baixa.

Em seguida houve a formação de um candle de baixa com um corpo pequeno e longa sombra superior. No próximo candle tivemos dois sinais de confirmação, candle de alta com a máxima e o preço de fechamento acima da máxima do Martelo Invertido.

Observe que antes há outro Martelo Invertido, porém não houve sinal de confirmação no candle seguinte.

A confirmação do segundo do padrão de alta revelou uma oportunidade de compra, a qual resultou em uma grande valorização no preço da ação.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Padrões de Reversão dos Candlesticks. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

15 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Herivelto B. de Faria disse:

    Gostei muito da vídeo aula, muita bem explicada!!!
    Gostaria de saber se encontro junto a este site algum serviço de ajuda para operações na bolsa, como indicações de compras no momento de rompimento de resistências e criação de pivot de altas, ou ainda, inversão de tendências?

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Herivelto,

    Bom saber que você gostou do vídeo de aprendizado. É uma fonte de motivação para continuar compartilhando conhecimento em vídeo de ótima qualidade.

    No site compartilho diariamente vídeo análises com destaques para possíveis operações, inclusive fornecendo ponto de entrada, stop e objetivo.

    Há também uma planilha de controle das operações abertas, bem como uma estatística de todas as operações já realizadas através das vídeo análises.

    Por favor, dê uma navegada pelo menu lateral direito do site para encontrar excelentes informações. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço.

  3. givaldo lau da silva disse:

    ola dalton gosto muito dos seus comentarios sobre a analise tecnicas porem eu acho muito complicada eu invisto nos pitacos dos analistas, porque voce nao nacomenta as açoes no dia dia paque podessemos nos ajudar porque nao sei comprar por graficos parabens pelos os seus ensinamentos e sua simplissidade voce nao acha que estar hora de escrever um livro nao sei se ja tem escrito um abraço .

  4. Dalton Vieira disse:

    Olá Givaldo,

    Obrigado pelo comentário. Chego a mencionar durante o dia através do Radar do Mercado alguns destaques que podem trazer chance de entrada.

    O livro é ainda um projeto, mas ainda é cedo. Muito obrigado pelos elogios.

    Grande abraço.

  5. Alan disse:

    Dalton, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente site. Seus vídeos são muito educativos, ricos de informação e exemplos, o que facilita a aprendizagem… Quando for possível, poderia explicar o funcionamento dos números de fibonacci aplicado nas ações?
    Muito grato e parabéns!

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Alan,

    Obrigado pelos parabéns e elogios aos vídeos de aprendizado. Espero sempre vê-lo por aqui.

    O vídeo de aprendizado sobre os números do Fibonacci está na fila de uma extensa lista do que ainda está por vir. Agradeço sua sugestão.

    Grande abraço.

  7. DILSON MARTINS disse:

    Estou iniciando a atividade de investidor, portanto, ainda estou aprendendo a leitura dos gráficos, pois quero me aprofundar nesta atividade.

  8. Dalton Vieira disse:

    Olá Dilson,

    Sucesso nos seus estudos! Espero contribuir bastante através do conteúdo de aprendizado, bem como com as vídeo análises que disponibilizo aqui no site.

    Grande abraço.

  9. givaldo lau da silva disse:

    Dalto gosto de ler seus comentarios e vejo que voce e uma pessoa muito dedicada a pedagogia do conhecimento de analise tecnicas, gostaria que voce falasse dos indicadores fundamentais da empresa como por exemplo PL , ROE, VPA, entre outros, de quanto, eu possa comprar pra longo prazo? aguardo respostas, abraço.

  10. Dalton Vieira disse:

    Olá Givaldo,

    Meu foco está na análise técnica. Não tenho nada contra a análise fundamentalista, mas esta não é a minha especialidade. Portanto, infelizmente não tenho como atender o seu pedido.

    Obrigado pelo comentário. Grande abraço.

  11. Antonio Carlos Araujo disse:

    muito bom Dalton , gostei estou aprendendo muito, logo estarei investindo , parabens pelos videos, abraço

  12. Dalton Vieira disse:

    Valeu, Antonio. Grande abraço!

  13. Thiago disse:

    Ambos martelos são de reversão de baixa ?

    Obrigado

  14. Dalton Vieira disse:

    Oi Thiago, bom dia.

    O Martelo e o Martelo Invertido são padrões altistas, ocorrendo no final de um movimento de baixa e sinalização a possível reversão deste movimento. Ambos tornam-se mais relevantes quando estão dentro de uma tendência de alta (topos e fundos ascendentes).

    Grande abraço.

  15. Matheus Pessoa disse:

    opa Dalton , muito obrigado pelos seus ensinamentos , este é o melhor site que eu encontrei , sou um principiante , mas você pode me tirar uma duvida? como diferenciar o martelo invertido do candle de reversão pra baixa? no caso , se eu interpretasse esse candle como um candle de confirmação do mercado para tendência de baixa , eu não poderia ter previsto o movimento errado? por favor me ajude a diferenciar e me corrija se eu tiver dito algo errado , obrigado , grande abraço !

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.