Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.02.2008 | 11:45

No carnaval bolsas de valores no mundo despencam

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, Ibovespa, Mercados hoje, Treinamento, por Dalton Vieira

Semana 28/01 a 01/02

A semana que antecedeu o carnaval foi marcada pela ação dos touros (compradores). O índice Bovespa fechou a semana em forte alta de 6,29%. No gráfico semanal ocorreu o padrão de reversão dos candles chamado Morning Doji Star, após se aproximar do suporte proporcionado pela média móvel de 65 períodos. Este sinal de alta aumenta a probabilidade de ocorrer o teste da resistência em 62.536 pontos (máxima da semana: 14 a 18/01).

Colocando em “xeque” o sinal de alta

Entretanto, durante a segunda (04) e terça-feira (05) de carnaval as bolsas de valores pelo mundo despencaram.

Bolsas dos EUA despencam 3% com de sinais de recessão

NOVA YORK (Reuters) – As bolsas norte-americanas sofreram sua queda mais forte em quase um ano nesta terça-feira depois que dados mostraram a pior contração mensal no setor de serviços desde a última recessão dos Estados Unidos e após a agência de riscos Standard & Poor’s ter alertado que poderá cortar os ratings de crédito de bancos.

O índice Dow Jones e o S&P 500 tiveram suas maiores quedas desde 27 de fevereiro de 2007. Todas as 30 ações do Dow fecharam a sessão no negativo e apenas 17 dos 500 papéis do S&P conseguiram encerrar o dia em alta.

Temores de uma recessão atingiram diferentes setores, desde telecomunicações a energia. Bancos e outras ações de instituições financeiras caíram particularmente com força depois de a S&P ter sinalizado risco maior para os bancos se houver rebaixamento dos ratings de garantidores de bônus.

O Dow Jones e o S&P 500 acumulam perdas na semana de 3,75% e 4,22%, respectivamente. Ontem (05) foi o pior dia nas bolsas de valores pelo mundo. Veja a seguir as baixas nos EUA (05/02) e o desempenho hoje (06/02) na Europa e Ásia.


Ibovespa – Divergência de baixa

Enquanto o Ibovespa subiu nos 03 primeiros (28, 29 e 30/01) dias da semana anterior, o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) caiu. Até o dia 30/01 os estrangeiros estavam vendendo mais do que comprando na semana. Portanto, mais um ponto negativo que coloca em “xeque” o sinal de alta do gráfico semanal do IBOV. A seguir o gráfico diário da evolução do Ibovespa e SIE (observe a divergência nos últimos dias).


O SIE no mês de janeiro (até o dia 30) está negativo em R$ 4,86 bilhões.

Nota: Nesta quarta-feira de Cinzas (06) o pregão Bovespa funcionará das 13 às 18hs.

Importante: Curso em Taubaté/SP – Inscrições abertas. Clique aqui e sabia mais.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.