Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

24.08.2016 | 12:30

Nuvem Negra / Dark Cloud Cover – O que é e como identificá-la?

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre o padrão de reversão dos candlesticks chamado Nuvem Negra ou Dark Cloud Cover.

Conceito

A Nuvem Negra é um padrão de baixa que sinaliza a reversão de um movimento de alta do preço para um movimento de baixa.

Principais características

Quais são suas principais características?

1. Ocorre após um movimento de alta definido.

2. Dois candles com cores distintas fazem parte do padrão.

  • O 1º tem que ser um candle de alta com corpo grande;
  • O 2º tem que ser um candle de baixa;
  • O corpo do 2º candle tem que invadir o corpo do 1º, logo o preço de abertura do 2º candle é superior ao de fechamento do 1º e o preço de fechamento do 2º fica entre o fechamento e a abertura do 1º, ou seja, dentro da região ocupada pelo corpo.

Aspectos importantes

Quais são os fatores que potencializam a Nuvem Negra?

1. Preço de abertura do 2º candle acima da máxima do 1º, melhor ainda se for acima de uma área de resistência no gráfico;

2. Preço de fechamento do 2º candle mais próximo da abertura do 1º, ou seja, quanto maior for invasão no corpo melhor;

3. Volume alto na formação do 2º candle, preferencialmente superior ao do 1º;

4. Formação do padrão dentro de uma tendência de baixa do preço.

Sinal de confirmação

Geralmente não há necessidade de ter um sinal de confirmação para a Nuvem Negra. No entanto, é recomendável aguardar um sinal mais forte de baixa quando o corpo do 2º candle invadir menos da metade do corpo do candle anterior. Em outras palavras, quando o preço de fechamento do 2º candle estiver mais próximo do fechamento do 1º.

Neste caso a confirmação geralmente ocorre quando:

  • o preço de abertura do próximo candle é abaixo do fechamento do 2º candle da Nuvem Negra;
  • o preço de fechamento do próximo candle é abaixo do fechamento do 2º candle da Nuvem Negra, melhor ainda se for abaixo da mínima.

Exemplo

Vamos ao exemplo. No gráfico diário da BVMF3, figura abaixo, podemos observar a ocorrência de uma Nuvem Negra.

Observe que após um longo movimento de alta do preço houve a formação de um grande candle de alta. Em seguida o ativo abriu o próximo pregão com um valor mais alto do que a máxima do dia anterior, demonstrando ainda uma perspectiva positiva.

No entanto, no decorrer do dia houve uma forte pressão vendedora que proporcionou um fechamento em queda, invadindo o corpo do candle anterior e gerando assim a reversão da perspectiva inicial do dia.

Repare que neste exemplo o preço de fechamento do 2º candle está mais próximo do preço de abertura do 1º, ou seja, a invasão superou 50% do corpo do candle anterior. Fato que potencializa a chance de queda do preço.

A formação da Nuvem Negra normalmente revela uma oportunidade de venda após um grande movimento de alta. No exemplo este padrão gráfico resultou em um forte movimento de baixa da ação.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Padrões de Reversão dos Candlesticks. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

7 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Hugo disse:

    Prezado Dalton,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site !!!
    Sou iniciante (por enquanto somente me aventurei com $$$ virtual), mas pretendo aprender e considero seu site o melhor que conheci desde que comecei a pesquisar sobre o assunto.

    Quanto à “nuvem negra”, fiquei com uma dúvida no exemplo da BMMF3:
    Com relação ao período que vc utilizou (por volta de 28JUN), nenhum problema … no entanto, parece-me que, aproximadamente entre 10 e 15JUN, teríamos, também, a mesma configuração (e ainda com o valor aproximando-se da resistência anterior) e, no entanto, a ação continuou em ascendência.
    Houve algum fato que determinou a permanência da tendência de alta após 15JUN?
    Muito obrigado pela atenção e, mais uma vez, parabéns pela iniciativa.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Hugo,

    Realmente no dia 9 há uma formação semelhante a uma Nuvem Negra. No dia 14 há também um Engolfo de Baixa. No entanto, estas formações tem uma um importância menor por ocorrem todas dentro da região ocupada pelo candle do dia 1/6/10.

    A importância maior é quando ocorre na máxima de um movimento de alta. Nas datas destacada por você tínhamos apenas uma pequena congestão afunilando em torno dos 11,90 – máxima do candle do dia 1º.

    Muito obrigado pelos elogios e congratulações. Espero sempre vê-lo por aqui.

    Grande abraço e sucesso nos estudos.

  3. Gilcea disse:

    Gostaria de entender quais são as diferenças do engolfo de baixa e nuvem negra, não ficou muito claro para mim, salvo a questão de que o candle de baixa no engolfo de baixa ter de encobrir o candle de alta anterior.

    Obrigada por disponibilizar os vídeos, são excelentes!!!

  4. Dalton Vieira disse:

    Oi Gilcea, bom dia.

    A diferença está justamente na questão de encobrir (engolfo de baixa) completamente o corpo do candle anterior. No caso da nuvem negra o corpo anterior não é coberto em sua totalidade. Além disso, o engolfo ter maior relevância, visto que o padrão ganha mais importância quanto mais invadir ou cobrir o corpo do candle anterior.

    Grande abraço.

  5. Helena disse:

    Olá Dalton,
    Tenho dúvida em qual tempo grafico que olho essas figuras, qual tempo considero para fazer um daytrade por exemplo?

  6. Dalton Vieira disse:

    Oi Helena,

    Os padrões de reversão dos candles podem ocorrer em qualquer tempo gráfico. A definição da periodicidade a operar vai depender do seu perfil e tempo de duração que deseja para as operações.

    Grande abraço.

  7. Saulo disse:

    Prezado Dalton,

    Se a abertura do 2° candle for no mesmo preço do fechamento do 1° candle, ou seja , inexistindo o gap o padrão perde importancia ou mantem as mesmas características?

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.