12.02.2011 | 20:10
Ombro Cabeça Ombro Invertido – Saiba como identificar e tirar proveito
Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira
Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como identificar e tirar proveito do padrão gráfico chamado Ombro Cabeça Ombro Invertido – OCO-I.
O que é o Ombro Cabeça Ombro Invertido?
É um padrão gráfico ou uma figura de reversão que sinaliza a mudança de uma tendência de baixa para alta. Mas como ocorre a formação do padrão? Geralmente o OCO-I é formado por três fundos consecutivos que são separados entre si por dois topos.
Os fundos 1 e 3 destacados na figura costumam ocorrer em uma mesma faixa de preço e são os ombros do padrão. O fundo 2 é o mais baixo, fica localizado entre os ombros e é conhecido como a cabeça desta figura de reversão.
Os dois topos são formados em uma mesma faixa de preço, onde é possível traçar uma linha horizontal ou uma linha diagonal com leve inclinação ligando os mesmos. Esta linha é conhecida como linha de pescoço. Funciona como resistência e tem papel fundamental na confirmação do padrão.
Quais são as principais características?
1. Ocorre dentro de uma tendência de baixa. Isto significa dizer que topos e fundos descendentes antecedem a formação do padrão. A cabeça é o último fundo descendente, ou seja, o ponto mais baixo da tendência.
2. Projeção – a projeção nada mais é que o objetivo de alta que o preço pode atingir após romper a linha de pescoço. E como é calculada esta projeção? Simples, basta pegar a altura do do padrão, distância vertical entre o fundo mais baixo e a linha de pescoço, e projetá-la acima da linha de pescoço a partir do ponto onde houve o rompimento.
Mas como ocorre a confirmação desta figura de reversão?
O OCO-I é confirmado após um fechamento acima da linha de resistência que liga os dois topos. Portanto, a confirmação é dada pelo rompimento da linha de pescoço. Quais são os fatores que aumentam a importância da confirmação do padrão?
1. Um volume acima da média acompanhando o candle responsável pelo rompimento da linha de pescoço. Vale destacar que um volume menor no movimento de baixa e maior no movimento de alta nas formações da cabeça e do ombro direito, é um sinal que aumenta a chance de confirmação do OCO-I.
2. Um fechamento acima da máxima do topo anterior, localizado entre a cabeça e o ombro direito. Este fator representa a reversão da tendência de baixa, visto que agora haverá topos e fundos ascendentes.
A ocorrência dos dois fatores apresentados na confirmação do OCO-I, sinaliza uma chance maior da nova tendência do preço atingir a projeção de alta do padrão.
Exemplo – BRFS3
Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da BRFS3. Colocarei números nos fundos e letras nos topos para facilitar a explicação no gráfico. Em ordem cronológica temos os fundos 1, 2, 3 e 4, bem como os topos A, B, C e D.
Até o fundo 3 é fácil perceber que havia uma tendência de baixa, devido aos topos e fundos descendentes. Na sequência houve a formação do fundo 4 na mesma faixa de preço do fundo 2. A partir deste momento ficou bem caracterizado a formação do padrão OCO-I. O ombro esquerdo está no fundo 2, a cabeça no fundo 3 e o ombro direito no fundo 4.
A linha de pescoço do padrão é traçada ligando os topos C e D. Qual o candle responsável pelo rompimento da linha e consequentemente pela confirmação do padrão? Correto, o candle destacado pelo ponto E, pois o mesmo possui um fechamento acima da linha de pescoço. Esta é uma boa oportunidade de compra, estratégia usada por muitos analistas.
Para sabermos o objetivo de alta após o rompimento, projetamos a altura do padrão acima da linha de pescoço, a partir do ponto em que houve o rompimento. Observe neste exemplo que a projeção é atingida em um único movimento de alta.
Etapa concluída
Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.
Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!
Recomendo!
Assista também ao vídeo Padrões Gráficos. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.
08.03.2016 às 19:37
Ótima explicação parabéns.
09.03.2016 às 8:15
Olá Jean, bom dia!
Agradeço suas congratulações. Espero sempre vê-lo por aqui e no meu canal no Youtube (http://bit.ly/1guyirt).
Grande abraço.
26.09.2018 às 11:04
Deixou tudo muito claro, com uma explicação muito simples, obrigada pela suas aulas e por compartilhar os seus conhecimentos.
15.02.2019 às 12:53
Muito muito boa sua didática. Parabéns, e OBRIGADO por compartilhar seu conhecimento!!
12.04.2020 às 18:19
Muito obrigado pela explicação
30.10.2020 às 18:49
Eu erro muito na hora que aparece aqueles dougi , por que não consigo indentificar se ele e de alta ou de baixa , como faço pra ter um intendimento melhor ?
22.12.2020 às 20:08
Olá Misael, o Doji é um candle de atenção, ele por si só não indica alta ou baixa. Ele costuma representar equilibrio de forças(compra e venda). O que você pode fazer para tentar tirar alguma interpretação do doji é olhar o pavil. Se houver muito pavil para baixo do ponto de abertura dele, então entende-se que houve uma forte venda e a compra acabou dando uma segurada, mas a venda foi forte. Caso haja um pavil muito grande a cima do nível de abertura do candle, então pode-se entender que houve uma compra muito forte e a venda segurou essa compra, então destaca-se a força compradora nesse caso, mesmo que a venda tenha segurado, quem movimentou mais o candle foi a compra. No fim das contas, o Doji não é o melhor candle para se usar como candle de entrada ou de indicação de tendência, o Doji é mais um candle de atenção. Afinal, se ele costuma representar equilíbrio de forças, e o mercado se movimenta justamente pelo desequilíbrio entre compra e venda, quando vejo um doji eu posso pensar “opa, o mercado não vai ficar mt tempo equilibrado, o preço vai disparar pra cima ou pra baixo, vou prestar atenção e tomar cuidado”