Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

12.02.2011 | 20:10

Ombro Cabeça Ombro Invertido – Saiba como identificar e tirar proveito

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo como identificar e tirar proveito do padrão gráfico chamado Ombro Cabeça Ombro Invertido – OCO-I.

O que é o Ombro Cabeça Ombro Invertido?

É um padrão gráfico ou uma figura de reversão que sinaliza a mudança de uma tendência de baixa para alta. Mas como ocorre a formação do padrão? Geralmente o OCO-I é formado por três fundos consecutivos que são separados entre si por dois topos.

Os fundos 1 e 3 destacados na figura costumam ocorrer em uma mesma faixa de preço e são os ombros do padrão. O fundo 2 é o mais baixo, fica localizado entre os ombros e é conhecido como a cabeça desta figura de reversão.

Os dois topos são formados em uma mesma faixa de preço, onde é possível traçar uma linha horizontal ou uma linha diagonal com leve inclinação ligando os mesmos. Esta linha é conhecida como linha de pescoço. Funciona como resistência e tem papel fundamental na confirmação do padrão.

Quais são as principais características?

1. Ocorre dentro de uma tendência de baixa. Isto significa dizer que topos e fundos descendentes antecedem a formação do padrão. A cabeça é o último fundo descendente, ou seja, o ponto mais baixo da tendência.

2. Projeção – a projeção nada mais é que o objetivo de alta que o preço pode atingir após romper a linha de pescoço. E como é calculada esta projeção? Simples, basta pegar a altura do do padrão, distância vertical entre o fundo mais baixo e a linha de pescoço, e projetá-la acima da linha de pescoço a partir do ponto onde houve o rompimento.

Mas como ocorre a confirmação desta figura de reversão?

O OCO-I é confirmado após um fechamento acima da linha de resistência que liga os dois topos. Portanto, a confirmação é dada pelo rompimento da linha de pescoço. Quais são os fatores que aumentam a importância da confirmação do padrão?

1. Um volume acima da média acompanhando o candle responsável pelo rompimento da linha de pescoço. Vale destacar que um volume menor no movimento de baixa e maior no movimento de alta nas formações da cabeça e do ombro direito, é um sinal que aumenta a chance de confirmação do OCO-I.

2. Um fechamento acima da máxima do topo anterior, localizado entre a cabeça e o ombro direito. Este fator representa a reversão da tendência de baixa, visto que agora haverá topos e fundos ascendentes.

A ocorrência dos dois fatores apresentados na confirmação do OCO-I, sinaliza uma chance maior da nova tendência do preço atingir a projeção de alta do padrão.

Exemplo – BRFS3

Vamos ao exemplo prático usando o gráfico diário da BRFS3. Colocarei números nos fundos e letras nos topos para facilitar a explicação no gráfico. Em ordem cronológica temos os fundos 1, 2, 3 e 4, bem como os topos A, B, C e D.

Até o fundo 3 é fácil perceber que havia uma tendência de baixa, devido aos topos e fundos descendentes. Na sequência houve a formação do fundo 4 na mesma faixa de preço do fundo 2. A partir deste momento ficou bem caracterizado a formação do padrão OCO-I. O ombro esquerdo está no fundo 2, a cabeça no fundo 3 e o ombro direito no fundo 4.

A linha de pescoço do padrão é traçada ligando os topos C e D. Qual o candle responsável pelo rompimento da linha e consequentemente pela confirmação do padrão? Correto, o candle destacado pelo ponto E, pois o mesmo possui um fechamento acima da linha de pescoço. Esta é uma boa oportunidade de compra, estratégia usada por muitos analistas.

Para sabermos o objetivo de alta após o rompimento, projetamos a altura do padrão acima da linha de pescoço, a partir do ponto em que houve o rompimento. Observe neste exemplo que a projeção é atingida em um único movimento de alta.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Recomendo!

Assista também ao vídeo Padrões Gráficos. Deseja continuar o aprendizado? Simples, acesse o menu Aprendizado do site e desfrute dos diversos vídeos e artigos disponíveis.

2 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Jean Jacques disse:

    Ótima explicação parabéns.

  2. Dalton Vieira disse:

    Olá Jean, bom dia!

    Agradeço suas congratulações. Espero sempre vê-lo por aqui e no meu canal no Youtube (http://bit.ly/1guyirt).

    Grande abraço.

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.