Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

13.10.2010 | 11:15

Padrões de Reversão dos Candlesticks

Publicado na(s) categoria(s) Análise Técnica, Aprendizado, por Dalton Vieira

Olá amigos investidores, sejam muito bem-vindos a nossa sala de aprendizado. Explicarei neste vídeo sobre os padrões de reversão dos candlesticks.

Padrões de Reversão

O gráfico de candlesticks além de proporcionar uma leitura simples e prática do comportamento do preço de um ativo, nos possibilita a identificação de formações gráficas recorrentes, como os padrões de reversão.

Conceito

Mas o que é um padrão de reversão? É uma formação gráfica de um ou mais candles que sinaliza uma possível mudança na direção do preço, não necessariamente na tendência do ativo. Essa mudança pode ser por exemplo uma reversão do movimento de alta para baixa ou de baixa para alta.

Vamos verificar alguns exemplos do que pode acontecer após surgir um padrão de reversão em um movimento de alta. Na figura 1 houve um movimento lateral antes de reverter para baixo. Na figura 2 tivemos novamente uma lateralização, mas dessa vez com a continuação do movimento de alta. Por último, na figura 3 a mudança na direção do preço foi imediata.

Padrões de Alta ou Baixa

Há diversos padrões de reversão no gráfico de candlesticks, os quais são diferenciados por nomes e também por serem classificados como de alta ou baixa.

Os padrões de alta sinalizam a possibilidade de encerrar um movimento recente de queda e reverter para alta. Os padrões de baixa indicam a possibilidade de encerrar um movimento recente de alta e reverter para baixa. O local e o momento no gráfico são fatores importantes na ocorrência destes sinais, pois aumentam a chance de reversão do último movimento.

Como você pôde observar o gráfico de candlesticks proporciona diversas formações que geralmente colaboram na identificação de pontos de compra e venda. Estes e outros padrões serão abordados separadamente em outros vídeos de aprendizado.

Etapa concluída

Parabéns! Você concluiu mais uma etapa.

Espero sempre contar com a sua presença na nossa sala de aprendizado. Muito obrigado!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.