Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

13.06.2008 | 2:29

Participação dos Investidores – 10/06

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de junho até o dia 10.


Saldo dos Investidores Estrangeiros – Ladeira abaixo

O SIE está em queda considerável até o dia 10 do mês deste mês. O valor está negativo em R$ 3,51 bilhões. A seguir o gráfico diário deste mês com a evolução do SIE e o Ibovespa.


O que a maioria está se perguntando é: se o grau de investimento (IG) é bom para a bolsa brasileira, por que os estrangeiros estão caindo fora?

Ao meu ver eles aproveitaram o momento antes do anúncio do IG e precificaram os anúncios até um pouco antes de ocorrer o segundo (29/05). Outra questão importante, a situação nos EUA não melhorou, pelo contrário agora há a possibilidade do aumento da taxa de juros. A taxa de desemprego anunciada na sexta-feira (06/06) foi de 5,5%, a maior desde outubro de 2004. O barril do petróleo está com o preço “nas alturas” e analistas dizem que ainda vai subir mais. Este cenário realmente não é bom para a economia.

Dizer que estamos imunes à crise americana acho que é ser muito otimista. Estamos mais preparados, mas com certeza a economia brasileira será afetada cedo ou tarde. O mercado como um todo precisa de uma correção maior. Por exemplo as siderurgias em 05 meses tiveram um desempenho formidável, só a ação GGBR4 subiu mais de 100% do final de janeiro até o final de maio de 2008. Será que continuará assim pelo resto do ano? Poquíssimo provável. Para mim, visando o médio prazo, esta ação ficará interessante novamente por volta dos 65,00.

Enfim, este cenário de baixa deixa o mercado muito interessante para operações de curto prazo. É planejar e monitorar as correções para aproveitar estas oportunidades.

Até breve!

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.