Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

25.06.2008 | 0:13

Participação dos Investidores – 20/06

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de junho até o dia 20.


Nesta quarta-feira (25), após alguns dedicados exclusivamente a família, retomarei as análises no blog. Por coincidência será no dia em que o FED divulgará às 15:15hs a nova taxa de juros dos EUA. Em princípio teremos um dia de bastante volatilidade.

Até breve!

5 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. ivar disse:

    Parece que estamos entrando numa fase do tudo ou nada.

    Apesar da tentativa tímida de reação no inicio do pregão, faltou sustentação da força dos touros.

    Como resultado, o patamar dos 65K que atuava como provável suporte, parece ter sucumbido e agora deve atuar como resistência, aumentando a pressão vendedora.

    Impossível pensar na possibilidade de retomada sem antes reconquistar o patamar de 65K.

    Isso não acontecendo, as chances de quedas ainda mais fortes se apresenta.

    Lembrando da postagem de alguns dias atrás, é realmente uma pena ter tanta disciplina a ponto de ter impedido nova alavancagem na venda.

    Mas lição aprendida serve pra isso mesmo, poderia ter levado a pior. Fico feliz por ter melhorado e muito essa questão do controle emocional do trade. Como já disse, não entro no meio do movimento.

    No final, sigo assistindo essa queda com razoável tranqüilidade devido ao hedge de 100% da minha carteira.

    Quando os sinais de que a tempestade passou forem claros, pretendo utilizar parte dos recursos liberados para o incremento das posições.

    []‘s

    DrFox

  2. ivar disse:

    Mais um pregão morno, o que me faz pensar na quantidade de recursos que vem sendo transferidas para outros tipos de investimentos.

    Na matriz o Dow Jones continua sua descendente até a região dos 11.600 pontos.

    Uma eventual quebra desse suporte pode resultar numa pressão de vendas tão forte que rapidamente traria o índice aos 10.600 pontos limpando praticamente 4.000 pontos do Dow Jones, uma queda significativa sem dúvida.

    Há um tempo atrás eu comentei que depois do subprime, a próxima onda de aperto no crédito ocorreria nos cartões de crédito.

    Parece que essa onda começa a ser percebida na ponta do mercado.

    Só com muita força compradora imagino que esse suporte dos 11.600 possa tornar-se o ponto de reversão da tendência de queda.

    O único problema é que anda faltando comprador.

    []‘s

    DrFox

  3. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivar,

    Ao meu ver o grande sinal de retomada estará acima dos 67.000,00 pontos, pois de 66.000 até 67.000 há uma forte região de resistência.

    Realmente para subir será necessário muito dinheiro, principalmente dos estrangeiros, o que até o momento não está claro. Outro fato destacado é o possível rompimento dos 11.600 pelo Dow Jones, índice americano composto por 30 ações. Este fato realmente seria muito ruim para diversos mercados.

    Acredito que a divulgação do FED hoje determinará a continuidade da queda ou a formação de um fundo nos mercados. Vamos aguardar.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  4. helio nascimento disse:

    Olá Dalton,

    Acopanhou o mercado após a divulgação do FED? DJI e SP500 subiram e depois recuaram?! Economia cansada não sabe pra onde vai. Como você interpreta os sinais do IBOV hoje?

  5. Dalton Vieira disse:

    Grande Helio,

    Sim, acompanhei o mercado após o FED. É verdade, a última hora do Dow e S&P500 não foi bom. Inclusive fecharam abaixo do valor que estava antes do anúncio do FED.

    Sobre o Ibovespa a maior probabilidade para o próximo pregão é de nova máxima, inclusive testando a região de resistência apresentada na última análise postada no site.

    Agora é muito importante verificar como o índice se comportará nesta região, caso a probabilidade se confirme.

    Outro ponto favorável é que o histograma MACD e o IFR estão coerentes com o fundo ocorrido ontem (25).

    Por outro lado, o saldo dos estrangeiros preocupa, pois os estrangeiros continuam vendendo mais do que comprando (até o dia 23). Vamos ver como foi o comportamento deles no pregão desta quarta. Só teremos esta informação após o pregão da sexta-feira.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.