Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog

06.10.2008 | 22:21

Participação dos Investidores – 2/10

Publicado na(s) categoria(s) Fluxo dos Investidores, por Dalton Vieira

A seguir a participação dos investidores na Bovespa, referente ao mês de outubro até o dia 2.

Em apenas dois dias o saldo dos investidores estrangeiros (SIE) já está negativo em R$ 1,15 bilhão no mês. No gráfico abaixo podemos visualizar bem a forte retirada de capital estrangeiro da Bovespa após o dia 26/9. Não foi por acaso que o Ibovespa mergulhou em seguida.

9 Comentários

Assine os feeds dos comentários deste post

  1. Ivan disse:

    Bom dia, más que dia!!! Nota-se que os gringos estão ainda na ponta vendedora e compradora, e com essas derrocadas ai é que fica mais dificil para novos investidores entrarem, que situação !!!

  2. ivar de cesaro disse:

    Sempre que ocorre um pânico desses, alguns players ajudam a empurrar as cotações além do ponto de sustentação, afinal como justificar uma queda de 20% numa Vale em um único pregão.

    Como a janela de oportunidade é pequena, a ação desses especuladores é também muito rápida. Entre, afunde, saia e lucre e foi isso que eles fizeram.

  3. ivar de cesaro disse:

    MEDO. PÂNICO. ANSIEDADE. TEMOR. DESCONFIANÇA. ESCURIDÃO. REDEMOINHO. POÇO SEM FUNDO. POBREZA. PERDAS. CONVULSÕES SOCIAIS.
    Calma gente, são apenas palavras para retratar o atual momento dos mercados no mundo todo. A gripe ainda não vai chegar. A marolinha vem vindo. O Natal está aí; vamos gastar por conta do pré sal (LObão disse que Lula só vai decidir o modelo exploratório depois do segundo turno das eleições (isto se chama esperteza).
    Num momento como esse não há o que comentar; só aguardar. Igual ao cara que pulou da janela e ao chegar ao quarto andar disse : “Até aqui tudo bem” (teria sido o Mantega ou o Lula?).
    A BOVESPA chegou a cair mais de 15%, ocasionando o acionamento do Crcuit Break por duas vezes. No final, depois de entrevistas do presidente do Banco Central e do ventríloquo Mantega, o IBOVESPA fechou com perda de 5,43% em 42.100 pontos.
    O índice Dow Jones teve perda de 3,58% fechando em 9.955 pontos.
    O Petróleo cedeu fechando em $87,81 na NYMEX. Suporte em $85,00 e entrando em área de sobrevendido.
    DOW JONES, IBOVESPA E PETRÓLEO muito abaixo da banda de baixo das Bollinger Bands.
    Acredito que uma crise mundial tão séria, irá unir todas as potencias para, juntas, acharem uma soluçao para o monento atual.
    PS: Cuidado com as compras de Natal. Não entrem no papo do Lula e do mantega. Ouçam mais o Meirelles.

  4. nathanael.chaves disse:

    É pessoal está ficando difícil para pessoas pessoas físicas investir, até fazer um DT, pois quem arrisca entrar no meio do pregão caindo 15% e prever que o mercado irá voltar 10% no final do dia e fechar em 5%??
    Só uma coisa me deixa menos preocupado em relação a minhas perdas, é ver grandes players e nomes do mercado acionário como Warren Bulfett e um outro que li estes dias e não me recordo o nome, estarem entrando no mercado, pois são nas grandes crises e no pânico que vislumbra a possibilidade de grandes ganhos inclusive a dobrar o capital.

    Bom dia a todos Nathanael.

  5. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivan,

    Por este motivo o foco por enquanto é nas estratégias de curtíssimo prazo.

    Muito obrigado por sua constante participação.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  6. Dalton Vieira disse:

    Olá Ivar,

    Muito obrigado pelos comentários.

    As palavras iniciais usadas no seu 2º comentário retratam muito bem o atual momento. Aqueles investidores que conseguem manter a calma, sem ficar olhando somente para o percentual da queda, conseguem aproveitar deste momento de distorção do mercado.

    Ontem, dia 6, diversas ações subiram mais de 15% da sua mínima. Enfim, uns olham para o dia e vêem uma queda de 5, 7, 10%. Outros olham para este mesmo dia e comemoram o lucro de 5, 7, 10%.

    Concordo contigo em relação às compras de Natal. O momento atual está bem interessante, sinalizando uma possível correção da grande queda iniciada no final de maio. O problema é que muitos vão voltar para o mercado de ações no final desta possível correção, provavelmente para “as compras de Natal”.

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  7. Dalton Vieira disse:

    Olá Nathanael,

    Não acredito que seja necessário prever, apenas buscar uma estratégia operacional que leve em consideração diversos rumos do mercado.

    Você com uma boa estratégia compraria em uma queda de 15%, logicamente sem prever que o mercado vai voltar rapidamente. Apenas pensando que uma possível correção desta distorção aumentará e muito as suas chances de lucro.

    O segundo parágrafo do seu comentário diz tudo! Ele praticamente é uma resposta ao seu primeiro parágrafo. Parabéns!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

  8. Oscar disse:

    Olá Dalton,
    E a perda do estrangeiro que deixa o país é em dose dupla: perde na bolsa e perde na compra do dólar, que ontem subiu mais de 7%.

    Abraço. Oscar.

  9. Dalton Vieira disse:

    Olá Oscar,

    Concordo contigo e hoje piorou mais ainda, dólar acima de R$2,30!

    Grande abraço.
    Dalton Vieira

Deixe seu comentário

  • Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários, cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.
  • Para pedidos de parceria utilize o formulário de contato.
  • Comentários que deixam a impressão de divulgação de outro site através do fornecimento de links serão excluídos.